NOTÍCIAS DE AFUÁ
08/04/2015
Afuá
EMATER PROMOVE I SEMINÁRIO DE AGRICULTURA FAMILIAR EM AFUÁ.
 

Desta quarta, 08, até a sexta-feira, 10, cerca de 100 agricultores, integrantes de 28 associações do município de Afuá, na Ilha do Marajó, participam do I Seminário de Agricultura Familiar, promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a prefeitura local, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, entre outras instituições.

No evento, palestras e grupos de trabalho estão debatendo principalmente o potencial produtivo da agricultura familiar do município e formas de inclusão em programas governamentais como crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e mercado da merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os resultados dos debates servirão, também, para embasamento do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) do município, que a Emater está elaborando para execução imediata e nos quatro anos seguintes.

A principal atividade econômica da agricultura familiar de Afuá é o extrativismo do açaí, feito pelos ribeirinhos. Outros destaques são a criação de pequenos animais (porcos e galinhas), pesca artesanal, fruticultura e mandiocultura.

De acordo com a chefe do escritório local da Emater em Afuá, a técnica em agropecuária Darcileide Trindade Correa, “o seminário vai identificar e também fortalecer outras cadeias produtivas que venham a constituir alternativas de geração de renda, além de contribuir para os esforços de consolidação das conquistas políticas, sociais, econômicas e ambientais, decorrentes da presença, dimensão e importância da agricultura familiar no Marajó”.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000