NOTÍCIAS DE BREVES
Breves
HOSPITAL REGIONAL EM BREVES FAZ CINCO ANOS COM QUASE 300 MIL ATENDIMENTOS.
 

Integrante da rede de regionalização da saúde pública do Pará, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, completa cinco anos de funcionamento nesta sexta-feira (25). A unidade tem a responsabilidade de prestar assistência de média e alta complexidade para uma população estimada em 270 mil habitantes de sete municípios pactuados com o 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá e Breves.

A programação comemorativa vai até sexta, com evento destinado aos funcionários, usuários, acompanhantes e a comunidade local. Em cinco anos, oferecendo assistência de qualidade e humanizada, o HRPM fez 299.790 atendimentos dos mais variados serviços, entre eles 727.824 exames, 67.734 atendimentos ambulatoriais, 9.790 cirurgias, 20.880 atendimentos de urgência e emergência e 1.127 partos.

Para o diretor executivo do HRPM, Thiarle Dassi, fazer gestão na comunidade significa enfrentar diariamente vários desafios, começando pela logística com as compras e a parceria com os fornecedores. Afinal, a unidade está numa região do Estado onde o acesso é um fator muito importante. “Sempre que possível, adquirimos insumos em Breves, buscando prestigiar o comércio local e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, diz.

Assistência – Com área total de 23.916m² e 9.926m² de área construída, e muita área verde no entorno do prédio, a assistência segura, de qualidade e humanizada é prestada por uma equipe multiprofissional com mais de 400 funcionários, diretos e indiretos. Com investimentos destinados à capacitação do corpo funcional, o HRPM dispõe de atendimento humanizado que vem mantendo o significativo índice de 96% de satisfação do usuário.

Para Thiarle Dassi, o melhor presente para a gestão é a satisfação dos usuários para quem são destinados os investimentos em busca da melhoria constante dos serviços. “Temos uma excelente estrutura física, tecnologia de ponta e uma equipe multiprofissional altamente capacitada. Aqui temos gente cuidando de gente. Estamos todos de parabéns pelos significativos resultados de atendimento e pelo respeito mútuo à vida, que é nosso melhor produto”, frisou o diretor.

Dos principais serviços prestados de 2010 a agosto deste ano, destacam-se 12.870 internações (saídas hospitalares), 161.835 sessões de fisioterapia, 8.770 diárias de UTI adulto, 6.826 diárias de UTI Pediátrica, 7.964 diárias de UTI neonatal e uma taxa de ocupação de 75%. Thiarle Dassi ressalta que esses números podem ser traduzidos por milhares de agradecimentos e esperança de vida de pessoas carentes, ribeirinhos que, antes de o HRPM chegar até Breves, tinham que se deslocar para outras cidades, sobretudo Belém, em busca de atendimento digno.

Estrutura – O hospital dispõe de 70 leitos, clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria, clínica médica, anestesia, terapia intensiva, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O HRPM oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala de pré-operatório. O usuário também dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios, agilizando o atendimento, garantido por 445 funcionários diretos e indiretos.

“O Plano Diretor da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi elaborado para descentralizar os serviços de média e alta complexidade no Estado. Os hospitais regionais, inseridos nesse plano, têm um papel importante nesse processo. Além de evitar o deslocamento das pessoas de suas cidades, há também a probabilidade do diagnóstico precoce de doenças e ainda a garantia do acesso da população aos serviços de saúde em localidades próximas de casa. A implantação do Hospital Regional do Marajó foi de fundamental importância na região, que é de difícil acesso, diga-se de passagem. Portanto, está instalado num local estratégico com serviços de grande porte e confiabilidade”, ressalta o secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus.

Serviço: O HRPM, que fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no Centro, dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 às 18 horas. Mais informações: (91) 3783-2140 e 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000