NOTÍCIAS DE BREVES
11/10/2016
Breves
HOSPITAL REGIONAL EM BREVES ADERE AO OUTUBRO ROSA COM AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIA.
 


Referência em assistência de média e alta complexidade no sudoeste do arquipélago marajoara, o Hospital regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, se engajou no movimento internacional do Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama. A programação, iniciada no dia 5 deste mês, se estenderá até o dia 30, com ações de saúde, caminhada, palestras, apresentação de vídeos educativos, distribuição de folders com orientações sobre a doença e agendamento de mamografias para colaboradoras, acompanhantes de usuários e mulheres da comunidade local.

Responsável pelo atendimento de mais de 200 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS) composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá, além de Breves, o hospital oferece serviços essenciais para diagnóstico precoce do câncer. Entre janeiro e agosto deste ano, o hospital realizou 649 mamografias e 525 ultrassonografias mamárias. Das consultas ambulatoriais, foram asseguradas 260 em mastologia e 93 em ginecologia oncológica.

O primeiro dia da campanha em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), contou com a distribuição de lacinhos cor de rosa aos colaboradores. A fachada do hospital ganhou iluminação em tom rosa para anunciar a adesão contra a doença, que até o final deste ano deverá atingir quase 60 mil mulheres no Brasil.

Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o Outubro Rosa do regional em Breves realizou concurso para escolha da melhor frase de prevenção ao câncer de mama, juntos aos colaboradores. Até o final do mês, haverá distribuição de material informativo para os usuários que aguardam atendimentos para realização de exames, consultas, associado ao repasse de orientações sobre a importância do autoexame.

Para o diretor executivo do HRPM, Joaquim Fonseca, a adesão do hospital ao movimento do Outubro Rosa reforça o empenho do hospital em participar de ações de saúde pública para o bem estar da população. “Temos que nos unir em combate a todo tipo de doenças que afetam a população mundial. A regionalização do Outubro Rosa é fundamental para o êxito da ação que está sendo conduzida pelo Governo do Estado”.

Durante a programação, o gestor destacou a caminhada do Outubro Rosa pelas principais ruas da cidade, que será realizada no dia 29, com concentração às 17h, em frente ao hospital regional, que seguirá até a Praça Frei Dorsé. Ao longo do percurso serão entregues folders sobre os cuidados que envolvem a prevenção do câncer de mama. Haverá distribuição de camisetas personalizadas às primeiras 150 pessoas que se apresentarem para a caminhada.

Durante o mês, serão realizadas palestras aos públicos interno e externo sobre “Câncer de mama”, ministradas por especialistas do hospital.

O Hospital Regional Público do Marajó dispõe de 70 leitos – 53 para atendimento clínico e 17 UTIs, sendo cinco pediátricos, cinco neonatais e sete para adultos. Nos últimos seis anos contabilizou 14.844 internações (saídas hospitalares), 220.270 sessões de fisioterapia, 10.039 diárias de UTI adulto, 7.879 diárias de UTI pediátrica e 9.010 diárias de UTI neonatal, além de 3.806 consultas e cirurgias em oftalmologia, 262 consultas de urologia e outras 180 de mastologia.

Com mais de 400 colaboradores diretos e indiretos, incluindo médicos, profissionais de enfermagem e especialistas em diversas áreas de saúde, o hospital oferece clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, mastologia, urologia e ginecologia oncológica.pediatria, clínica médica, anestesia e terapia intensiva, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos.

O HRPM mantém também um centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas - uma para reanimação -, além de ambiente para pós-operatório e pré-operatório. O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro, e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. Informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000