NOTÍCIAS DE BREVES
16/03/2017
Breves
SEGUP DEFINE MEDIDAS DE COMBATE À CRIMINALIDADE EM BREVES, NO MARAJÓ.
 


Um conjunto de medidas para intensificar a prevenção e o combate à criminalidade foi definida durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 14, entre representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Prefeitura Municipal de Breves e do poder legislativo daquele município localizado no arquipélago do Marajó.

A reunião foi coordenada pelo secretário Jeannot Jansen, titular da secretaria, e contou com a presença dos deputados estaduais Luth Rebelo (PSDB), Júnior Ferrari (PSD) e Thiago Araújo (PPS), além do prefeito Toninho Barbosa (PMDB) e 17 vereadores. Representantes das Polícias Civil e Militar também estiveram na reunião realizada na sede da Segup.

Dentre as medidas conjuntas firmadas e que devem ser implementadas em um curto espaço de tempo, está a montagem de uma base temporária operacional da Polícia Militar no distrito Curumú. Ainda esta semana, o general Jeannot Jansen irá se reunir com o comando da PM para definir os detalhes do trabalho na base. Como contrapartida, a prefeitura se comprometeu a disponibilizar uma embarcação, alimentação e combustível à atuação dos policiais militares.

“Importante essa reunião, pois a prefeitura e os vereadores sabem como é importante a parceria, e assim devem ser entendidas as ações na área de segurança, de forma conjunta. A gestão integrada facilita. Fomos claros e informamos sobre o andamento dos concursos da PM e da Polícia Civil, fomos transparentes em dizer que até julho haverá a convocação dos aprovados da Civil (polícia) para a formação”, disse o general Jeannot Jansen.

Os moradores de Breves devem receber ainda ações de policiamento ostensivo e a atuação do trabalho de inteligência de policiais civis. Outro ponto tratado foi a criação da base de “Antônio Lemos”, prevista para a região do Estreito de Breves. Os vereadores e representantes da prefeitura foram informados a existência de entendimentos com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) para a cessão do terreno, pertencente à União.

Tanto em 2015 quanto em 2016 foram oficializados pela Polícia Civil, na cidade de Breves, 68 procedimentos relacionados a entorpecentes, segundo dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup. A Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, tem deflagrado sucessivas operações como “Paz nos Rios” e Saturação.

Foi proposta pelo deputado Luth Rebelo, uma emenda parlamentar para a aquisição de uma lancha a ser utilizada nas ações operacionais da PM, em Curumú. A emenda deve ser votada com brevidade no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. Mais combustível para atuação da PM, melhor funcionamento da Delegacia da Mulher com equipe multidisciplinar, lotação da unidade prisional e instalação de câmeras de vídeo monitoramento foram outros assuntos tratados na reunião e que seguiram com os encaminhamentos devidos por parte da Segup.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000