NOTÍCIAS DE GURUPÁ
11/06/2015
Gurupá
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: TEXTO DO REGIMENTO É APROVADO.
 

 

Com algumas ressalvas, o texto que norteia as ações a serem executadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) nos próximos dez anos foi aprovado na manhã desta quarta-feira (10), na sede social Mangueirão, centro de Gurupá, onde acontece a VII Conferência Municipal de Educação.

Com o tema: “Construir a próxima década para a educação de Gurupá”, representantes de diversos segmentos da sociedade estão reunidos em grupos de trabalho, na sede Mangueirão e escola Mariocay, para definir o Plano Municipal de Educação (PME), buscando “melhorar o ensino no município com foco na aprendizagem do aluno”, como resume Mateus Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Educação.

Os participantes se debruçam em cima de 20 metas propostas no PME para a próxima década (2015-2025), analisando a conjuntura da educação em todos os níveis e sugerindo propostas baseadas nos planos nacional e estadual de educação.

As metas propostas visam, em geral, estimular e ampliar a oferta da educação em todos os níveis do ensino, aumentar o número de alunos matriculados na rede (definindo percentuais dentro de prazos estabelecidos), melhorar a infraestrutura nas unidades educativas, investir em profissionais da educação com formação continuada e acompanhar o investimento público em educação, de acordo com a meta nacional de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na fase inicial de construção, o PME foi reelaborado para serem inseridas propostas adequadas à realidade dos alunos de Gurupá, buscando a melhoria do ensino, como explica a secretária municipal de educação, Betiza Ferreira.

O Plano começou a ser construído há dois meses, passou pela fase de consulta pública em escolas e comunidades até chegar à realização da VII Conferência. O texto segue amanhã (11) para ser apreciado e aprovado pela Câmara Municipal de Gurupá.

Texto e fotos: Rui Pena

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000