NOTÍCIAS DE GURUPÁ
26/04/2013
Gurupá
GOVERNO APOIA PROJETO DE MANEJO DE QUILOMBOLAS EM GURUPÁ.
 

Há três anos, uma comunidade quilombola vem desenvolvendo um inovador projeto de extração coletiva de madeira no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó. O projeto de manejo florestal é licenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e, com o dinheiro da venda dessa madeira, que é processada por empresas madeireiras locais, a comunidade já está produzindo outras culturas para diversificar a produção.

 

“Com o produto da venda dessa madeira, essas famílias estão plantando cacau e, com dois anos, eles já estão dando os primeiros frutos”, informa o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, que garante que o modelo é o tipo de projeto produtivo que interessa ao Governo do Pará apoiar.

 

O secretário visitou o empreendimento coletivo de autoria da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Gurupá na semana passada, acompanhado de uma comitiva de agentes de governo, que incluiu os secretários de Pesca, Henrique Sawaki, e de Meio Ambiente, José Alberto Colares, além do titular do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Thiago Valente Novaes, entre outros.

 

A visita teve como objetivo empenhar apoio do governo à iniciativa, que já havia sido beneficiada com a regularização fundiária das terras para o manejo. Para o secretário Sidney Rosa, o empreendimento é muito importante. “Eles também já estão produzindo peixe em tanques e isso tudo está melhorando em muito a qualidade de vida da comunidade”, diz o secretário.

 

A comitiva também foi integrada por deputados, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), além de representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O projeto de manejo florestal é conduzido por cerca de 500 famílias daquela comunidade.

 

Fonte: AGPA


Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000