NOTÍCIAS
25/03/2014
Variados
MARAJÓ INTEGRA ASSOCIAÇÃO DE ILHAS TURÍSTICAS DO BRASIL.
 

O Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, acaba de entrar para a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas. A adesão foi formalizada pelo prefeito de Soure, João Luiz Melo, neste final de semana, ao assinar um termo de compromisso com o prefeito de Paranaguá (PR), Edison Oliveira Kersten, idealizador do projeto de criação da nova entidade representativa desse setor turístico.  Edison e uma comitiva técnica fizeram uma visita de cortesia ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, na manhã desta segunda-feira, 24.

“O Pará tem muitas ilhas, a exemplo do Marajó que é um dos maiores arquipélagos do mundo”, ressaltou o prefeito Edison, ao justificar o convite para que o Pará faça parte da entidade. Segundo ele, a organização dos municípios insulares e ilhas turísticas em uma entidade representativa, com recursos próprios, inclusive, “visa atender o conceito de sustentabilidade no turismo e surge para que essas ilhas possam produzir de maneira mais eficaz”, explicou o prefeito de Paranaguá, cidade mais antiga do Paraná, onde vivem mais de 130 mil pessoas.

O município, entre os seus atrativos turísticos mais fortes, tem a Ilha do Mel, administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através de um programa de manejo. No local, onde não é permitida a tração animal ou a motor, dos 2.700 ha, apenas em 200 há permissão de uso, o restante é reserva ecológica, e ainda existem recantos onde não é permitida a presença de visitantes. Os principais atrativos são a Fortaleza, ao norte, Nova Brasília e o Farol das Conchas, no centro, e, ao Sul, as Encantadas.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior, agradeceu o convite e ratificou a importância de ter o Pará entre os membros da Associação de Ilhas Turísticas. “Chegou o momento das ilhas serem reconhecidas como merecem”, afirmou o gestor, que propõe uma entidade com uma nova visão de trabalho.

Potencialidades - Durante o encontro o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, falou que, além do Marajó, o Pará tem outras ilhas, como a de Maiandeua, que tem como principal atrativo a vila de Algodoal, com belas dunas e praias de água doce, dunas de areia branca e a prática de turismo de natureza.  Apresentou também o relatório executivo do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado pelo Governo do Pará e que aponta o turismo de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios como prioridade para o Estado, que busca a liderança em turismo na Amazônia a partir desses segmentos.

Marcelo falou da prioridade de mercados internacionais para a promoção do turismo do Pará, a exemplo de Portugal, onde acaba de participar da BTL – Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa, visando atrair fluxo turístico da Europa. Ele ainda aproveitou para convidar o prefeito e a sua equipe para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), evento que a Paratur realiza entre os dias 20 e 23 de maio, na Estação das Docas, em Belém.

“Pode ser uma oportunidade para reforçar aos países e estados, que participam da Fita, a importância do projeto”, afirmou Marcelo, sobre a criação da nova entidade turística. Ele acrescentou também que, só o município de Ananindeua, que integra a Região Metropolitana de Belém, possui 14 ilhas.

Também integram a comitiva de Paranaguá, em visita ao Pará, a professora doutora e consultora do Paraná, Marlene Novaes, que na última sexta-feira ministrou em Belém, a convite da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), palestra no encontro “Formatação do Projeto de Apoio à Rede de Operadores de Receptivo e Fortalecimento do Segmento Turismo Religioso”.

Adolfo Maia Junior, secretário de Turismo de Soure, a diretora Dayane Pires e o consultor Aldo Novaes também participaram da visita.
Fonte: AGPA.
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000