NOTÍCIAS
15/04/2014
Breves
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ INSTALA COMITÊ GESTOR MUNICIPAL EM BREVES.
 

O Comitê Gestor Municipal do Pacto Pela Educação do Pará foi instalado em Breves, na manhã desta terça-feira, 15, em parceria com a prefeitura. A cerimônia que marcou a implantação aconteceu na sede Associação Industrial e Agropastoril de Breves (Aciab). Esse é o primeiro Comitê Gestor do Arquipélago do Marajó e se junta aos municípios de Belém, Castanhal, Paragominas e Tucuruí, que já tem os seus instalados. O objetivo é fazer com que os projetos e ações do Pacto cheguem ao maior número de municípios, mobilizando a participação de todos para elevar o Índice de Educação Básica (IDEB) do Pará em 30% até 2017.

Os Comitês Municipais de Altamira, Bragança, Santarém e Itaituba também serão instalados este mês. A criação de Comitês Gestores nos municípios é importante dentro das ações do Pacto por aproximarem o governo das peculiaridades e necessidades de cada localidade, no tocante à educação, permitindo acompanhar de perto o desempenho de alunos, escolas e professores e buscando as melhores estratégias para o desenvolvimento das ações do programa.

Segundo Luiz Afonso Oliveira, prefeito em exercício do município de Breves, essa é uma ação articulada que conta com o apoio da prefeitura. “Eu defendo ações integradas e organizadas. Não adianta cada um cuidar do seu lado, precisamos trabalhar juntos. A Instalação do Comitê Gestor Municipal é uma iniciativa que tem início, meio e fim, que é a busca pela melhoria na qualidade da educação do nosso município”, afirmou ele.

A programação de instalação do Comitê Gestor de Breves contou com a presença de secretários de educação e representantes dos municípios de Gurupá, Curralinho, Melgaço, Bagre, Potel e Anajás.

A medida representa um estímulo para os outros municípios e garante melhorias para a educação do Marajó. “A instalação do Comitê é importante para a região se organizar e acompanhar melhor as ações do Pacto dentro do município, assim as informações chegam de forma mais precisa aos Comitês Regionais e Estadual”, enfatizou Rosária Souza, Gerente de Projetos do Instituto Synergos.

O Comitê Gestor de Breves é composto pelas seguintes membros: Polyany Gaia, representante do Centro de Desenvolvimento Educacional e Profissional (Cedep); Edivana Praia, do Centro Hallef; Jorge Claudio Jardinha, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Mauro Silva, Conselho Tutelar; Zenaide Almeida, coordenadora da Educação Infantil do município; Diego Cabral, coordenador de Esportes; Oneide Almeida, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Educação; Lúcio Neves, coordenador da Educação de Jovens e Adultos (Eja); Benedita da Silva, Divisão de Assistência ao Estudante.

Ainda fazem parte do Comitê Hércio Ferreira, coordenador do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA); Vanderley Castro, da Diretoria de Educação do Meio Rural; Reginaldo Sarraf, representante da empresa Marajó Informática; Iranilda Ferreira, da Pastoral da Criança; Jadson dos Santos Bandeira, da Radio Santana; Sidiclei Miranda, secreário de Meio Ambiente; Orquideia Nascimento, secretária de Trabalho e Assistência Social, e Jucineide Alves, secretária de Saúde.

A empresa Marajó Informática é uma das parceiras do Comitê Gestor de Breves e apoia o Pacto Pela Educação do Pará. “Nós apoiamos a educação, por isso nos tornamos parceiros de todos os projetos que de alguma forma buscam melhorar a qualidade do ensino do nosso município”, afirmou ele.

A programação de instalação do comitê municipal inclui a realização de palestras sobre o Pacto pela Educação, Plano Municipal de Educação, Mais Educação, Sistema Paraense de Avaliação (Sispae) e Plano de Formação Docente (Parfor). Também houve a apresentação do Comitê Regional e de projetos do Pacto na região, além de painéis sobre o papel e funcionamento do Comitê Municipal, Comitê Regional e plano de trabalho de 2014.

De acordo com o gestor da 13ª Unidade Regional de Educação (URE), Elias Beltrão, que representou o secretário de Educação do Pará, José Seixas Lourenço, a instalação é a concretização do Pacto no município. “Isso representa um avanço na integração de ações para que possamos melhorar a qualidade de ensino no estado”, realçou ele.

fonte: AGPA
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000