NOTÍCIAS
20/10/2014
Variados
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ ENVOLVE A COMUNIDADE NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA.
 

A mobilização em favor do Outubro Rosa, campanha mundial para despertar a importância da detecção precoce do câncer de mama, já chegou ao Hospital Regional Público do Marajó (HRPM). Desde o dia 13 deste mês estão sendo realizadas diversas ações para a maior conscientização sobre a doença, que atinge um grande número de mulheres, devendo chegar a mais de 50 mil somente este ano, no Brasil.

A campanha desenvolvida pelo HRPM está envolvendo mais de 300 colaboradores, usuários e a comunidade do 8° Centro Regional de Saúde (8°CRS), composto pelos municípios de Breves, Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá, que corresponde a uma população de aproximadamente 270 mil habitantes.

Segundo o diretor Executivo do hospital, Thiarle Dassi, a campanha está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que está orientando a condução das ações. “No hospital estamos distribuindo lacinhos cor de rosa para os públicos interno e externo, além de material educativo”, detalhou, ressaltando, ainda, que uma equipe de profissionais tem a missão diária de repassar informações sobre o tema aos usuários, em todos os setores de atendimento, ressaltando a necessidade do autoexame das mamas e a importância do exame clínico e da mamografia, periodicamente.

Dentro da programação está marcada para a próxima sexta-feira, 24, às 19h, no auditório do HRPM, uma palestra aberta ao público, que será ministrada pelo médico mastologista Heraldo Pedreira. A campanha do Outubro Rosa será encerrada dia 31, com uma grande mobilização na Praça Matriz de Breves, com distribuição de material educativo sobre o assunto, orientações e agendamento de exames de mamografia.

De acordo com o diretor técnico do Hospital, André Noronha, em setembro deste ano, o HRPM realizou 1.460 consultas ambulatoriais e 16.368 exames internos e externos. Desses, 1.041 foram de mamografias. Ele orienta que os interessados em fazer o exame de mamografia devem fazer o agendamento prévio pela regulação dos municípios do  8°CRS. “Diagnosticando o câncer de mama precocemente, o tratamento é bem menos agressivo e as chances de cura são bem maiores”, afirmou o médico.

Ele recomenda a prevenção contra o câncer de mama, que deve ser iniciada aos 20 anos, com autoexame todos os meses. Dos 20 aos 40 anos, a mulher deve procurar o médico para exames clínicos e, a partir dos 35 anos, realizar a primeira mamografia, que é um raio X da mama. A partir dos 40 anos o exame deve ser repetido anualmente.

O HRPM atende as patologias de média e alta complexidade, possui um centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta, UTI adulto, infantil e neonatal e equipe multiprofissional capacitada. No hospital, os pacientes recebem atendimento nas mais diversas especialidades e têm à disposição 70 leitos de internação, em unidades de urgência e emergência. Os serviços ofertados incluem clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos.

Serviço:

O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda à sexta-feira, das 7h às 18 horas e está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000