NOTÍCIAS
21/10/2014
Variados
CULTURA DA BANANA E CRIAÇÃO DE GALINHA SÃO ALTERNATIVA DE RENDA PARA FAMÍLIAS NO MARAJÓ.
 

As 138 famílias que o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) atende em Anajás, no Marajó, dentro do plano Brasil sem Miséria, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), acabam de receber a primeira parcela do benefício para investir no plantio de banana e na criação de galinha caipira.

Classificados abaixo da linha da pobreza, os extrativistas de açaí, que hoje produzem apenas para fins de subsistência, são de cinco comunidades localizadas às margens do rio Anajás: Bela Vista, Bom Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Vinco e São Francisco. Eles receberão um total de R$ 2,4 mil, a serem totalizados com mais duas parcelas, cujo repasse está previsto para os próximos meses.

Cada agricultor escolheu a atividade que gostaria de desenvolver. Os projetos da Emater definem, em princípio, um lote de cinqüenta pintos caipiras e meio hectare para as variedades branca e peruá de banana. O objetivo é que, com o acompanhamento técnico da Emater e mais o aporte financeiro, as famílias comercializem a produção e também a utilizem para consumo próprio.

“Em três meses e com esse lote, o criador de galinha caipira já consegue uma primeira venda de cerca de R$ 1 mil. No caso da banana, no prazo de seis meses a um ano, o lucro mensal passa a ser de, no mínimo, um salário mínimo”, diz o chefe do escritório local da Emater em Anajás, engenheiro agrônomo José Nilson da Silva.

Fonte: AGPA.
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000