NOTÍCIAS
21/11/2014
Variados
DIA "D" DA VACINAÇÃO SERÁ NESTE SÁBADO.
 

Iniciada no dia 8 deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil e sarampo terá neste sábado, 22, o segundo Dia D, em que pais e responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade estão convocados a leva-las até o posto de saúde fixo ou volante, a fim de serem vacinadas. A informação é da Agência Pará e da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Até esta quinta-feira, 20, somente 38% das crianças paraenses foram imunizadas contra a paralisia infantil e outras 23% já estão protegidas contra o sarampo, segundo dados atualizados diariamente pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é que o Dia D sirva de incentivo para que os 144 municípios paraenses intensifiquem suas estratégias de mobilização, a fim de que o Estado possa, o quanto antes, alcançar a meta de vacinar 95% do público-alvo para ambas as vacinas. Após o sábado, a campanha prosseguirá normalmente até o dia 28 de novembro.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Pará recebeu da União 1,6 milhão de doses de vacinas, que já foram distribuídas pela Divisão de Imunizações da Sespa aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS’s), que por sua vez já encaminharam as doses aos municípios de abrangência.

Ao todo são 718 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e das Unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em todo o Estado disponível, como de costume, de segunda a sexta feira. Neste sábado, 22, quando serão intensificadas as mobilizações em torno da campanha em função do chamado “Dia D”, funcionarão 2.500 postos fixos e outros 1.808 volantes.

Recomendada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, a vacina contra a poliomielite – que causa a paralisia infantil – será aplicada em gotas. No entanto, pode haver a necessidade de ser administrada a versão injetável para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

A coordenadora estadual da Divisão de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde, explica que a campanha tem como objetivo “manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”. Para isso, ela recomenda que a população alvo deva ser vacinada indiscriminadamente.

Com relação à Campanha de Seguimento contra o Sarampo, Jaíra explica que a vacina é indicada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade. O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba - são crianças de 1 a 5 anos incompletos.

Vale lembrar que crianças com alergia a leite de vaca não deverão tomar a vacina tríplice viral nesta campanha de vacinação, segundo orientações do MS divulgadas desde a quarta-feira, 19. A recomendação foi feita depois de surgirem casos de reação alérgica após a vacinação em crianças com alergia a leite. Para tanto, haverá novas datas de vacinação dos alérgicos a serem definidas pelo Ministério, somente após o final da campanha nacional.

Segundo o órgão, as vacinas produzidas pelo laboratório Serum Institute of India, que estão sendo utilizadas na campanha, têm em sua composição lactoalbumina hidrolisada. A substância não deve ser administrada a pessoas com esse tipo de alergia, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Em relação ao cumprimento de metas, o MS tem orientado as secretarias de Saúde para que, no intuito de que sejam realizadas todas as fases da imunização, “as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuarão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde”.

Menos da metade das crianças de seis meses a menos de 5 anos foram vacinadas.

Imunização contra paralisia e sarampo será mantida até o dia 28 de novembro.

Fonte:OLiberal
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000