NOTÍCIAS
18/05/2015
Variados
LANCHAS VÃO LEVAR CIDADANIA AO MARAJÓ
 
Duas lanchas pintadas com a cor lilás, que representa o movimento Marcha das Margaridas, irão prestar apoio aos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Uma lancha vai atuar principalmente nos municípios do Marajó e baixo Tocantins e a outra será deslocada para a região de Santarém, onde irá atender  às comunidades agrícolas dos rios Amazonas, Tapajós e seus afluentes.

A solenidade de entrega teve a presença do Ministro do Meio Ambiente, Patrus Ananias, do alto oficialato da Marinha do Brasil, sob o comando do vice almirante Edlander Santos, da presidente do INSS, Elisete Berchiol, da diretora de Políticas para Mulheres Rurais, Célia Watanabe, dentre muitas autoridades como deputados federais, estaduais, prefeitos marajoaras e ex governadora Ana Júlia Carepa. Na plateia também,  um grande número de mulheres da região norte, que participava do encontro que promove a Marcha das Margaridas, marcado para agosto, quando milhares de mulheres do campo e da cidade estarão na capital federal  lutando por seus direitos e espaços na sociedade.



Segundo as coordenadoras da Marcha, Alessandra Lunas e Rita Serra, a mulher alcançou muito avanços seja nas esferas econômicas, sociais e políticas mas querem mesmo é a paridade com os homens e a inserção de  programas como o enfrentamento da violência contra a mulher, respeito à cota partidária, melhores salários, creches para os filhos, dentre outros.

O ministro Patrus Ananias informou que as lanchas, batizadas com o nome de duas mulheres mortas, Isa Cunha e a extrativista  Maria do Espirito Santo, vão atender cerca de 10 mil mulheres/ano na emissão de documentos civis e jurídicos que tragam cidadania e diretos iguais. Eles custaram aos cofres da União, pouco mais de dois milhões de reais e são bastante seguros e rápidos e graças à cor lilás, poderão ser avistados de muito longe.



Para os prefeitos do Marajó, Xarão Leão,  de Breves e Solange Lobato, de Chaves, as mulheres merecem muito dessas políticas públicas porque sempre foram tratadas de maneira desigual e até desumana mas essa época acabou, alertam eles que têm em seus municípios políticas claras em defesa das mulheres.




Legendas : fotos da mesa diretora dos trabalhos no auditório da Estação das Docas  - O ministro Patrus com o prefeito Xarão e o vice almirante vistoriando as embarcações - A Marcha das Margaridas comemorando mais um avanço social a prefeita Solange Lobato feliz com mais essa conquista das mulheres. 
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000