NOTÍCIAS
14/01/2016
Variados
GOVERNO E COMUNIDADE DISCUTEM MELHORIAS NO TRANSPORTE PARA O MARAJÓ.
 

 

Representantes de órgãos do Governo do Estado, empresários, sindicalistas e integrantes do Movimento Acorda Marajó se reuniram na manhã desta quarta-feira (13), na sede da Casa Civil do Governo do Estado, para mais uma rodada de negociações sobre a questão do transporte hidroviário para o arquipélago do Marajó. O encontro dá sequência ao diálogo entre o governo e o movimento, e ficara acertado desde o fim do ano passado, entre os segmentos envolvidos e os moradores da região.

Da reunião desta quarta-feira, participaram ainda o chefe da Casa Civil, José Megale; o secretário de Transportes, Kleber Menezes; o diretor geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Arcon), Andrei Castro, e representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O movimento reivindica a quebra do monopólio da empresa que faz a travessia Belém-Marajó, e que uma nova empresa seja autorizada a fazer a viagem. Pede também o cancelamento imediato do reajuste das passagens e tarifas nesse trecho, que fora autorizado pelo Conselho Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Conerc) e homologado pela Arcon em outubro do ano passado, e que começou a ser praticado no início do mês de dezembro de 2015, após publicação no Diário Oficial do Estado.

Propostas - Ao final de quase três horas de reunião, foi proposto pela Setran e Arcon que o reajuste da tarifa fique suspenso até o dia 2 de fevereiro, quando haverá nova reunião para continuar o diálogo. Outra proposta que será levada à empresa operadora no trecho é que o reajuste de 11,74%, já autorizado pelo Conerc, seja dividido em duas vezes iguais.

As negociações também avançaram sobre a questão da acessibilidade nos navios. A proposta é de que haverá uma inspeção oficial da Setran, Arcon, Capitania dos Portos e um representante do Movimento Acorda Marajó, que essa questão receba uma atenção mais severa e que o problema seja resolvido de forma que os portadores de necessidades especiais tenham tratamento diferenciado, com mais conforto e segurança.

A Setran e Arcon vão fazer estudos visando à possibilidade de que seja a aberta uma licitação para que uma nova empresa também passa operar nas viagens entre a capital e o Marajó. Os estudos de legalidade jurídica serão iniciados já na semana que vem.

Kleber Menezes elogiou a forma como o Movimento Acorda Marajó está conduzindo as reivindicações sobre transporte junto à comunidade. “Estou bem impressionado sobre como as coisas estão se processando. Para todos nós aqui, o que importa é sempre o diálogo. Estamos nos empenhando nessa questão porque sabemos como é importante manter essa boa relação com o povo do Marajó. Queremos negociar para melhorar”, disse o secretário.

Menezes também disse que terá uma reunião com a empresa de transporte e que ela será cobrada sobre a questão de manutenção e modernização de balsas e navios. Será solicitado também, dentro do prazo de 60 dias, que a empresa comece as vendas de passagens pela internet, por cartão de crédito.

Para o diretor geral da Arcon, Andrei Castro, o diálogo está aberto e a agência está sempre à disposição dos usuários para toda e qualquer solicitação. “Nossa proposta é a da negociação, sempre. Acreditamos que só assim avançaremos na questão dos direitos dos que usam esse serviço”, reforçou. Marcelo Bastos, um dos líderes do grupo Acorda Marajó, acatou as deliberações da reunião e levou as propostas aos líderes comunitários. “Reuniões como essa são muito proveitosas. Queremos negociar para melhorar o transporte para o Marajó”, disse.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000