NOTÍCIAS
23/08/2016
Variados
PARÁ É DESTAQUE NO ARTESANATO.
 


O Pará bateu este ano o recorde de artesãos vencedores no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, uma das mais importantes certificações do país para a categoria. Pela primeira vez, sete unidades produtivas do estado foram selecionadas na mesma edição, entre as cem melhores do país. São vencedores artesãos de São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Belém, Santarém e Soure.

Essa foi a quarta edição do prêmio, que recebeu 2.145 inscrições de todo o Brasil. As 100 unidades produtivas vencedoras passaram por rigorosa análise em três etapas de júri, realizadas com 21 colaboradores especialistas em artesanato do Sistema Sebrae, quatro colaboradores especialistas em gestão do Sebrae Nacional e cinco convidados com notório conhecimento do setor artesanal. Os critérios definidos para a escolha das unidades envolveram produto, processo produtivo e gestão.

Do Pará, são TOP 100: Maria do Socorro Ferreira (Arte em Fibra de Jupati), de São Sebastião da Boa Vista, Marajó; Josias Plácido – Pirias (Miriti da Amazônia), de Abaetetuba; Neida Pereira (Trançados de Arapiuns), de Santarém; Josileide Neves (Mãos Caruanas), de Soure, Marajó; e de Belém, Tainah Fagundes (Da Tribo), Mônica Matos (Mônica Matos - joias da Amazônia) e Guilherme Santos (Ayty Embalagens).

A primeira ação de promoção comercial com as unidades produtivas será um Encontro de Negócios nos dias 24 e 25 de novembro, quando estarão presentes 60 varejistas de artesanato. Eles conversarão com os 100 vencedores seguindo a metodologia de um dos programas do Sebrae, a Rodada de Negócios, em uma parceria com a Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros.

O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato está em sua quarta edição, é uma premiação trienal (esse período é a contagem, obedecendo a um ciclo em que no primeiro ano é divulgado o edital do prêmio e são recolhidas as inscrições; no segundo, é feita uma avaliação em que são realizados cortes até chegar aos 100 melhores das unidades produtivas inscritas, por meio de notas; e no terceiro, os 100 ganhadores recebem o apoio do Sebrae para participarem de vários eventos de mercado, onde eles expõem e vendem seus produtos.

Os critérios de avaliação são: práticas de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social; e planejamento e gestão.

Fonte: O Liberal.

Foto: Reprodução/Internet.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000