NOTÍCIAS
26/08/2016
Variados
FREI EVARISTO É NOMEADO BISPO DA PRELAZIA DE MARAJÓ.
Frei Evaristo assumirá amanhã, 27, a prelazia do Marajó.
 


Natural de Gaspar (SC), onde nasceu no bairro de Pocinho no dia 29 de março de 1959, Frei Evaristo vestiu o hábito franciscano quando ingressou no Noviciado de Rodeio, em Santa Catarina, no dia 20 de janeiro de 1977. No dia 2 de agosto de 1982 fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores e foi ordenado presbítero no dia 19 de maio de 1984.

Aos 57 anos, Frei Evaristo tem pela frente o maior desafio de sua vida religiosa, embora isso não seja novidade para ele, pois até hoje suas experiências pastorais estiveram concentradas em duas regiões de fortes desigualdades e fraturas sociais: a Baixada Fluminense e a Missão de Angola (África), durante e no pós-guerra.

Frei Evaristo vai suceder a Dom Frei José Luiz Azcona, religioso missionário da Ordem dos Agostinianos Recoletos e bispo prelado do Marajó desde 1987, que devido à idade (76 anos) teve sua renúncia ao governo pastoral da Prelazia aceita pelo Papa Francisco, conforme prevê o Direito Canônico.

Dom Frei José Luiz está há 30 anos em Marajó e é mundialmente reconhecido pela luta contra a exploração de menores, combate a prostituição, a exploração ambiental e a corrupção no interior do Pará. O prelado também é notoriamente um dos membros do episcopado no Brasil mais envolvidos com o Movimento da Renovação Carismática Católica e as Novas Comunidades.

A Prelazia de Marajó foi erigida a 14 de abril de 1928 pela bula Romanus Pontifex do Papa Pio XI, com território desmembrado da Arquidiocese de Belém do Pará. Segundo o infográfico (veja abaixo) do portal A12, a Prelazia conta com uma população aproximada de 300.000 habitantes, com 88,5% de católicos. A maior população está nas paróquias de Breves, com cerca de 100.000 habitantes. O território da prelazia é de 86.477,12 km², organizado em dez paróquias, abrangendo os seguintes municípios: Soure – Paróquia Menino Deus (Sé prelatícia), Breves – Paróquias de Sant’ana, São José Operário e Santa Terezinha do Menino Jesus, Afuá – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Chaves – Paróquia Santo Antônio, Anajás – Paróquia Menino Deus, Portel – Paróquia Nossa Senhora da Luz, Melgaço – Paróquia São Miguel Arcanjo e Bagre – Paróquia Santa Maria, Salvaterra – Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Fonte: Franciscanos.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000