NOTÍCIAS
29/08/2016
Variados
PRO PAZ ENEM REUNIU MAIS DE MIL ALUNOS EM AULA INAUGURAL NESTE SÁBADO.
 


“Estamos aqui, em uma união de forças e parcerias para ajudar vocês a ingressarem em uma universidade. E o nosso lema tem que ser foco, firmeza, garra e fé”. Essas foram as palavras de Izabela Jatene, secretaria extraordinária de Políticas Públicas de Integração para os estudantes presentes à aula inaugural do Pro Paz Enem 2016, realizada neste sábado (27), no auditório da Faculdade Estácio, antigo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), em dois turnos. Quase 1300 alunos participaram da abertura da programação de aulas.

O Pro Paz Enem é desenvolvido pela Fundação Pro Paz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o apoio da Secretária Extraordinária de Políticas Públicas de Integração (Seeips) e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), com o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual de ensino da capital e interior do estado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2015, o Pro Paz Enem atendeu mais de 12 mil estudantes com "aulões" realizados na capital e interior do estado, abordando os principais temas do exame. Neste ano, a programação vai contemplar estudantes de Belém e dos municípios de Castanhal, Capanema, Breves, Portel, Santarém e Abaetetuba. As aulas são gratuitas e ministradas por professores da Seduc e especialistas da rede particular de ensino contratados pela Fundação Pro Paz.

O primeiro aulão aconteceu no auditório da Faculdade Estácio em dois turnos, de 9h as 12h e de 14h as 18h. Este ano a novidade é que o conteúdo programático estará disponível para download, produzidos pelos próprios professores que ministram as aulas, de acordo com a matriz do Enem. As inscrições para as aulas estão sendo realizadas por meio do site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br).

Em 2015 o Pro Paz Enem conseguiu atingir mais de 12 mil alunos, com a aprovação de mais de 1000 estudantes nas universidades do estado. Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, o desafio em 2016 é superar este número. “Esse é o segundo ano de uma ação conjunta e integrada do governo. Queremos superar os resultados do ano passado e colaborar ainda mais para a aprovação dos nossos alunos. Estamos trabalhando fortemente nas redes sociais e oferendo material online para que os alunos inscritos possam ter acesso. Através de uma parceria com a Seduc, estamos garantindo meios para que os alunos do interior também tenham acesso a este material”, afirmou.

Para a estudante Larissa Helena da Silva, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, o projeto é uma ótima oportunidade para que os alunos se preparem melhor para o vestibular. “Essa é uma bela iniciativa, pois sabemos que muitos alunos da rede pública de ensino não tem condições financeiras para pagar um cursinho, então esses professores estão nos ajudando muito nesta caminhada e tenho certeza que essas aulas vão fazer a diferença na hora da prova”.

As alunas Priscila Cardoso e Carla Leles, ambas da Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, localizada no bairro do Guamá, estão muito animadas com os aulões e acreditam que esse vai ser o diferencial na relação aos seus concorrentes. “Quanto mais conhecimento adquirimos melhor condições teremos de fazer um boa prova. Aqui nós contamos com professores muito experientes e que nos dão total apoio e direção para alcançarmos um excelente resultado”, destacou Priscila.

Para o professor de Língua Portuguesa, Manoel Neto, o projeto ganha muito ao estabelecer uma parceria entre instituições e professores das redes pública e particular. “Eu destaco principalmente a interação que o Estado vem mostrando com a nova realidade da educação, com relação a habilidades e competências cobradas no exame, e também a oportunidade que nós, professores de escolas públicas do estado, temos de mostrar que estamos qualificados para preparar os estudantes para o Enem, assim como os professores da rede particular que trabalham com a prova.”

Segundo Ana Claudia Hage, secretária de Educação do Estado, essa parceria vem trazendo excelentes frutos para a educação. “Essa é uma ação conjunta que vem se consolidando ao longo dos anos, com o objetivo de ajudar os alunos das escolas públicas a ingressarem em uma instituição de ensino superior, bem como os que já concluíram o Ensino Médio e precisam de uma revisão. Isso tem refletido em bons resultados. No ano passado tivemos 63% dos aprovados no vestibular, tanto na Uepa quanto na UFPA, oriundos de escolas públicas. Todo esse esforço vem mostrando o êxito dos nossos alunos e trazendo melhores resultados ainda para a educação como um todo.”

Além do material didático online e de dicas de vestibular nas redes sociais, serão disponibilizados cinco mil CDs com o conteúdo do projeto para serem distribuídos aos estudantes de escolas públicas em municípios do interior do estado e de aldeias indígenas. Além disto, serão produzidos encartes em parceria com o Jornal O Liberal com dicas da prova para os alunos. Os encartes sairão todos os domingos até a véspera da prova.

Para garantir que as aulas alcancem o maior número possível de alunos em outros municípios paraenses, o projeto irá contar também com um programa semanal na TV Cultura a partir do dia 14 de setembro. A emissora alcança 115 municípios e cerca de cinco milhões de espectadores.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000