NOTÍCIAS
28/04/2017
Variados
PREFEITOS DO MARAJÓ PARTICIPAM DE DIÁLOGOS COM SERVIDORES DO NAC.
 

Nesta quinta-feira, 27, servidores do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) participaram do diálogo entre equipes de governos e prefeitos que estiveram em Belém para o Fórum Permanente do Pará Sustentável. A diretora geral do Núcleo, Daniele Khayat, também integrou a mesa fazendo o atendimento dos gestores da região do Marajó.

A equipe do NAC atendeu os prefeitos de Cachoeira do Arari, Muaná, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e São Sebastião da Boa Vista. Reunidos em uma mesa, o grupo pode expor como está a gestão de cada município, além de responderem algumas questões baseadas nos três eixos de governança: gestão, produtividade e sustentabilidade ambiental.

“Era o que a gente queria há muito tempo, essa aproximação, um estreitamento para dialogar. Esperamos que quem saia ganhando com isso seja a população. Queremos melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas da região. Vamos torcer, pra juntos, Governo do Estado e municípios possam ter sucesso dentro de tudo que foi exposto”, disse o prefeito de Salvaterra, Valentim Lucas.

Já o prefeito Tonhão, de Santa Cruz do Arari, elogiou o projeto. “O Pará Sustentável vem trazer recursos e dar andamento para as obras que estão paradas. Hoje o Governo do Estado retoma o crescimento do município”, disse.

“Todas as questão aqui levantadas serão sistematizadas pela secretaria executiva do Fórum, que deve gerar um plano estratégico para cada município com ações integradas entre governo estadual e municipal”, explicou a diretora geral do NAC.

Fórum do Pará Sustentável - Nos dias 26 e 27 de abril, prefeitos e secretários dos municípios paraenses estiveram reunidos com o governador Simão Jatene e com o secretariado estadual no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia para a apresentação e instalação do Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Pará Sustentável. A ideia do fórum permanente é reunir os gestores de três em três meses para discutir políticas públicas.

Durante o evento foram realizadas palestras e debates para que os gestores conhecessem as bases dos três eixos de programas que buscam o desenvolvimento sustentável e harmônico do Estado, por meio do Pará Social, Pará Ambiental e do Pará 2030, que viabilizam o Programa Estadual de Fomento ao Desenvolvimento Municipal - Municípios Sustentáveis, elaborado em conjunto com diferentes instituições, como o Instituto Dialog, a ONU Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos), entre outros.

O objetivo maior das ações é estabelecer um esforço conjunto e com frentes integradas de combate à pobreza e a desigualdade. Entre os principais objetivos está o de equiparar o PIB (produto interno bruto) per capita do Pará ao do Brasil; produzir três milhões de novos empregos e aumentar a massa salarial em 85%; elevar e sustentar o crescimento da renda dos 40% mais pobres da população a uma taxa maior que a média estadual; proteger o meio ambiente (ar, solo e recursos hídricos); combater o desmatamento e preservar a biodiversidade, assegurando simultaneamente o crescimento econômico e social.

Fonte: AGPA


Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000