NOTÍCIAS
06/06/2017
Variados
PLATAFORMA PROMETE AUXILIAR MUNICÍPIOS NA LUTA CONTRA EVASÃO ESCOLAR.
 







Um software, que foi lançado no dia 1º de junho, deve servir de apoio aos gestores municipais na luta contra a evasão escolar de 2,8 milhões de estudantes brasileiros. Livre e gratuito, o programa Busca Ativa Escolar será oferecido a todos os Municípios, que poderão acionar agentes públicos específicos, conforme o tipo de vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes.

A plataforma tem como ponto de entrada as informações de agentes comunitários, cujo papel é o de realizar a busca de crianças e adolescentes que estão fora da escola, além de fazer os alertas para provocar a atuação de outros integrantes da equipe.

Cabe aos supervisores institucionais receber os alertas e acionar os agentes específicos que vão garantir a matrícula, a rematrícula ou a permanência na escola. Os técnicos verificadores, por sua vez, fazem as visitas para entender o porquê da exclusão escolar e propõem uma estratégia para garantir a frequência à escola. Desse modo, além de garantir que sejam matriculados, o sistema deve estimular a permanência nas instituições e auxiliar na investigação do perfil do grupo.

Essa sequência de procedimentos é feita pela internet, reunindo agentes de diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento. A plataforma funcionará em computadores, smartphones e celulares mais simples, por SMS. A expectativa é que, inicialmente, 70% dos Municípios adotem a ferramenta e, em três anos, haja adesão total das 5.568 cidades brasileiras.

Saiba mais
A ferramenta foi concebida há dois anos e tem sido aprimorada para melhor uso da equipe de campo. Oito Municípios participaram da fase piloto da plataforma. Ela foi desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. Os dados cadastrais dos assistidos serão mantidos sob sigilo em consultas das prefeituras.

Clique aqui e acesse a plataforma

Agência CNM, com informações do Ministério da Cultura.

Fonte: CNM.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000