NOTÍCIAS
13/09/2017
Variados
Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca anuncia programas para o Marajó.
 


O Secretário Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovani Queiroz, anunciou, durante reunião com prefeitos marajoaras, novos investimentos e projetos nas áreas produtivas e sociais da região.

O encontro, ocorrido na sede da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), contou com a presença do presidente da entidade e prefeito de Muaná, Murilo Guimarães e dos prefeitos de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa; de Chaves, Bira Barbosa; de Salvaterra, Valentin Lucas; de São Sebastião da Boa Vista, Hilton Lima e de Santa Cruz do Arari, Antonio Almeida, o Tonhão.

O superintendente de Ceplac no Pará, Raul Guimarães e a agrônoma Consuelo Castro, que comanda a diretoria de agricultura familiar da Sedap, compuseram a mesa das autoridades.

O secretário Giovani Queiroz discorreu sobre os vários projetos que estão e andamento no Estado com vistas a ampliar a produção da agricultura familiar a fim de atender a própria demanda do Estado e citou o caso da banana que 90% do consumo paraense vem de estados do nordeste. O secretário reconheceu que o Pará tem terras em abundância e produtores prontos para ampliar suas lavouras mas carecem de aporte técnico e linhas de crédito com projetos viáveis para serem desenvolvidos.

No caso do cacau, todos foram unânimes que o açaí consorciado com lavouras cacaueiras poderiam significar um grande avanço no campo e nas várzeas trazendo mais riquezas para o povo do Marajó. O superintendente da Ceplac lembrou que o cacau é nativo do Marajó e das várzeas do baixo Tocantins e sua qualidade como fruto e depois amêndoa, desde que bem trabalhados,  alcança altos preços no mercado assim como o cacau orgânico que chega a valer mais que o dobro do cacau comum.

O presidente da Amam lembrou que o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó, lançado há quase 10 anos, caminha de forma muita lenta e grande parte da população da região continua vivendo com uma renda mínima, sem condições de melhorar de vida e com pouca atenção do Estado.

Murilo destacou também que as muitas colônias, sindicatos e associações de pescadores cuidam mais de benefícios e direitos trabalhistas do que propriamente pensar uma política integrada e produtiva para incentivar a pesca com responsabilidade e a criação de espécies em cativeiros ou tanques.

A pauta seguinte da reunião tratou do programa Água Para Todos, um projeto de implantação de água tratada em pequenas comunidades ribeirinhas que, embora morem de frente para o rio, sofrem sérios problemas de doenças hídricas, pela má qualidade da água consumida.

Na primeira etapa, cinco municípios marajoaras serão contemplados envolvendo dezenas de pequenas comunidades com projetos de abastecimento e tratamento de água que certamente irá melhorar em muito a saúde da população.  

O secretário Giovani Queiroz sugeriu que as prefeituras sejam parceiras no projeto Água Para Todos por sua importância na saúde principalmente de crianças e pessoas idosas, mais sujeitos às doenças provocadas pela contaminação das águas.

 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000