NOTÍCIAS
11/10/2017
Selecione...
CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA DEVE IMUNIZAR 570 MIL ANIMAIS NO MARAJÓ
Iniciativa tem como alvo 15 municípios do arquipélago, conhecido pelo grande rebanho de bubalinos.
 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) encerra, neste domingo (15), a campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Marajó. Nesta etapa, a ação tem como alvo 15 municípios do arquipélago, conhecido pelo grande rebanho de bubalinos, com mais de 300 mil búfalos. Este ano, a campanha de vacinação no Marajó teve duração de 60 dias em razão das condições específicas de solo, clima e regime de chuvas no arquipélago.

A meta é que, até o dia 15 de outubro, 572.420 animais em 3 mil propriedades cadastradas sejam imunizados. O próprio produtor rural é responsável pela vacinação do rebanho. A vacina deve ser adquirida dentro do prazo em revenda cadastrada pelo órgão. O prazo para a apresentação do atestado da vacina no escritório da Adepará do município termina no dia 30 de outubro.

O Pará conseguiu não só eliminar a febre aftosa, como apoiou às ações de defesa sanitária para que o Amazonas e o Amapá também buscassem obter as certificações. “Com o Amazonas e o Amapá se tornando livres da aftosa, vamos eliminar as zonas de tampão e passarmos a ser 100% livres de aftosa com vacinação”, explica o diretor da Adepará.

O objetivo é que até 2023 o Brasil possa retirar a vacinação contra a febre aftosa de todos os estados brasileiros. “É um desafio que está posto para os estados, e o Pará está pronto para chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação. A Adepará está empenhada em alcançar esse objetivo”, completa o diretor. O novo desafio é tornar o Pará zona livre de febre aftosa sem vacinação até 2022.

Fonte: ORM

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000