NOTÍCIAS
22/05/2018
Melgaço
Governo distribui doses de vacina e soro no município de Melgaço
 

Nesta terça-feira, 22, equipes da Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estão distribuindo 1.700 doses de vacina e 300 doses de soro aos moradores da cidade de Melgaço, no arquipélago do Marajó.

As equipes estão desde o dia 4 de maio no município, onde foram registrados os casos suspeitos de raiva humana, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Ministério da Saúde, realizando a investigação de cada caso.

Todos os registros confirmados até o momento apresentam quadro semelhante, com sinais e sintomas como febre, dispneia, cefaleia, dor abdominal e sinais neurológicos - paralisia flácida ascendente, convulsão, disfagia (dificuldade de deglutir), desorientação, hidrofobia e hiperacusia (sensibilidade a sons, principalmente agudos).

Atualmente, são 14 casos suspeitos de raiva humana, com oito óbitos, sendo um confirmado laboratorialmente para a doença pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). Até o momento, três pacientes seguem internados na Santa Casa, em Belém, e três no Hospital Regional de Breves, sendo dois adultos e uma criança. A maioria dos pacientes em estado considerado grave. Coletas sorológicas foram realizadas em todos os pacientes que foram internados, inclusive os que morreram. Todas foram encaminhadas para o Instituto Pasteur, onde estão sendo analisadas.

FONTE: AGPA

 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000