NOTÍCIAS
20/06/2018
Variados
FASEPA DISCUTE O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO NO MARAJÓ
 

Começou nesta terça-feira (19), em Belém, mais uma edição do Encontro Temático da Socioeducação, que discute a implantação de planos municipais para o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. Realizado na sede da Fundação de Atendimento Socioeducativa do Pará (Fasepa), o encontro é destinado aos profissionais que integram o Sistema de Garantia de Direitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM).

A programação contou com debates sobre ações preventivas, avaliação da medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, responsabilidade dos municípios) e orientações para implementação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, ouvindo as demandas dos técnicos que atuam nos municípios participantes, no que se refere ao atendimento aos egressos da Fasepa.

O encontro conta com a participação de conselheiros tutelares e assistentes sociais de 11 municípios pertencentes à região de integração do Marajó: Afuá, Bagre, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Salvaterra, Soure e São Sebastião da Boa Vista.

O secretário de assistência social de Afuá, Ronald Nobre, disse que o evento é uma oportunidade dos municípios do Marajó finalmente elaborarem os planos municipais de atendimento e melhorar o acompanhamento junto ao egresso do sistema socioeducativo. “Com esse processo de construção dos planos municipais, podemos estar mais preparados no atendimento inicial e fortalecer a rede de atendimento. Um evento importante para toda a nossa região, que está no processo de implantação do plano de atendimento socioeducativo”, disse.

O assistente social da AMAM, parceira do evento, Sandro Tadeu Silva destacou que o evento vai reforçar a troca de experiências com a Fundação, além de fortalecer a política socioeducativa no Arquipélago do Marajó. “O dialogo junto aos técnicos é uma oportunidade para que todos possam trazer suas experiências sobre esse tipo de atendimento”, afirma.

Para a diretora de atendimento socioeducativo da Fasepa, Erondina Souto, o evento vai oferecer mais ferramentas e informações sobre os procedimentos adequados para colocar em prática o plano de atendimento socioeducativo em cada município do Marajó. “É mais uma ação que busca o fortalecimento da rede socioassistencial nos municípios paraenses. Eles buscam a capacitação para ter mais instrumentais e começar a elaboração do plano municipal da socioeducação. Isso favorece o nosso trabalho, pois a socioeducação nos municípios vai potencializar ainda mais o atendimento da Fasepa e garantir a continuidade do atendimento nos municípios, evitando que o adolescente volte a cometer algum tipo de ato infracional”, declarou.

O Encontro Temático termina nesta quarta-feira (20), debatendo a política de atenção aos egressos do sistema socioeducativo, assim como as etapas para a elaboração do plano municipal da socioeducação. O evento é realizado na sede da Fasepa, localizado na Rua Diogo Moia, nº 1101, entre 14 de Março e Alcindo Cacela, Belém.

 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000