NOTÍCIAS
03/07/2018
Variados
SOURE E SALVATERRA ESPERAM MILHARES DE TURISTAS
 
Segundo pesquisa do trade turístico, Soure e Salvaterra, no Marajó, serão o terceiro destino mais concorrido nesse verão, perdendo apenas para Salinas e Mosqueiro.

As dua cidades são divididas pelo rio Paracauary, têm praticamente a mesma população, praias e recantos magníficos e estão ligadas pela PA  154 totalmente pavimentada que acessa ao município de Cachoeira do Arari, onde está o Museu do Marajó, criado pelo Padre Giovani Gallo há mais de 40 anos.


A melhores viagens são através da lancha Golfinho, que sai do Terminal Hidroviário diariamente e faz a travessia em duas horas com conforto e segurança; e o ferry boat São Gabriel, inaugurado há um ano, com capacidade para cem veículos de passeio e mil passageiros em classe econômica e 140 em classe VIP, com poltronas reclináveis e espaços para cadeirantes, idosos e pessoas com excesso  de peso, além de banheiros adaptados.



O ferry também faz viagens diárias saindo do porto da empresa Henvil de Navegação em Icoaraci até o Camará, em Salvaterra, em cerca de 3 horas, dependendo da maré.
Para os mais abastados, empresas aéreas regionais como a Pilar promovem voos fretados com duração de 20 minutos sobre a baia do MARAJÓ para o aeródromo de Soure, homologado pela Aeronáutica, com pista pavimentada e terminal de passageiros.

Soure e Salvaterra têm dezenas de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. As praias são de água doce, verdes claras, com pequenas ondas em dias de vento, e totalmente próprias para banhos.
As cidades têm boa infraestrutura em atendimento como restaurantes, casas de lanches, agências bancárias, contingente de segurança pública e bombeiros, energia elétrica ligada ao sistema nacional mas um sinal de internet que deixa a desejar, embora a telefonia celular e o whatsapp funcionem bem.
Nas dezenas de praias mais acessadas, as barracas oferecem o que a região tem de melhor: camarão, caranguejo, peixe fresco e abundante, carne e queijo de bubalinos, frutas variadas e a famosa fritada do vaqueiro, imperdível.



Assim como a PA 154, as ruas de ambas as cidades passaram por melhorias significativas com pavimentação, canteiros centrais, arborização e paisagismo.

Os prefeitos Guto Gouvea, de Soure e Valentin Lucas, de Salvaterra, mobilizaram suas secretarias de turismo, setores do comércio e serviços para garantir o abastecimento nos mercados e feiras, atendimento qualificado aos turistas, desde o desembarque nos trapiches municipais até a segurança nas ruas e nas praias, que tem sido um diferencial em relação aos pontos turísticos tradicionais.
As prefeituras montaram uma diversificada agenda cultural e artística para incrementar as noites nos espaços públicos e atrair cada vez mais turistas ao Marajó. Nos dias de jogos de Brasil, a população pode assistir aos jogos na rua da frente da cidade em um imenso telão de alta resolução, instalado pela prefeitura. 

Foto reprodução internet. 
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000