TURISMO
11/07/2016
Variados
EM AUDIÊNCIA, CNM APRESENTA SUGESTÕES PARA ALAVANCAR TURISMO RURAL NOS MUNICÍPIOS.
 

Ag. CNM

O Turismo tem ganhado cada vez mais espaço nos debates do Congresso Nacional. Na última quarta-feira, 6 de julho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de uma audiência pública onde fez uma apresentação sobre o tema: o turismo rural nos Municípios brasileiros.

Uma das principais propostas da audiência era buscar soluções para ampliar essa modalidade do turismo. Durante a sua apresentação, a CNM comentou a importância que o assunto exerce dentro da realidade de centenas de cidades brasileiras.

Na visão da entidade, o turismo rural serve como alternativa para o desenvolvimento municipal, especialmente para o aumento de renda do pequeno produtor rural. Mesmo com a limitação de espaço, a atividade pode agregar valores turísticos, culturais e financeiros. A Confederação destaca alguns exemplos como a agroindústria, o artesanato, a gastronomia e a preservação ambiental.

O turismo rural é um tema que tem sido trabalhado pela CNM e consta na pauta municipalista. Segundo estudo técnico da entidade, 60% das cidades turísticas com predominância rural são de pequeno porte, ou seja, com população de até 10 mil habitantes. Além disso, essas cidades apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo (44,4%) e médio (35,8%). No Nordeste, esse percentual é ainda mais significativo. Dos 308 Municípios em questão, 75,9%, possuem baixo IDH.

Incentivo

Apesar de sua relevância, infelizmente o tema não é priorizado nas políticas públicas nacionais. Durante a audiência, a Confederação pontuou algumas propostas para que os Municípios possam incentivar o turismo rural. Incremento técnico, financeiro e estrutural às cidades de pequeno porte foi uma das sugestões.

A entidade também defende o estímulo aos agricultores familiares que prestam serviços turísticos e a melhora na infraestrutura de acesso aos Municípios e as propriedades rurais. Ainda foi mencionada a importância de buscar estruturação de políticas públicas e promover a integração dessas políticas entre os ministérios.

Junto com a CNM, foram convidados a debater o tema parlamentares, representantes de entidades nacionais rurais, do Ministério do Turismo e do Ministério do Trabalho.

Fonte: CNM.

Comunicação/AMAM
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000