TURISMO
20/09/2017
Variados
FITA acolhe III Fórum de Gestores Municipais de Turismo
 

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove na tarde desta quinta-feira (21), durante a programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), o III Fórum de Gestores Municipais de Turismo, que começa às 14h e se estende até as 17h, no Hangar. No encontro serão apresentados oficialmente o Programa de Regionalização do Turismo e os resultados do Mapa do Turismo Brasileiro, e também será discutida a importância da mobilização dos gestores municipais, o que permitirá a troca de conhecimentos entre secretários, diretores, gerentes, coordenadores e técnicos que atuam na atividade turística.

A abertura do Fórum será feita pela secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo (MTur), Tetê Bezerra, que falará sobre “Programa de Regionalização do Turismo e a Importância da Qualificação”, destacando como ocorre o processo de regionalização que trabalha a perspectiva de visibilidade e incentivo nos municípios.

Em seguida, o coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo (MTur), Leonardo Riul, vai explicar como os municípios podem se formalizar no Mapa do Turismo Brasileiro, além de expor o Mapa 2017. Este ano, o Pará emplacou a adesão de 129 municípios no Mapa do MTur. Também serão repassadas dicas para criação e formatação do Conselho Municipal de Turismo.

Logo após, Gabriel Peixoto, coordenador de Investimentos da Setur, dará a palestra “Captação de Recursos e Sistema de Convênios”, em que orientará os gestores municipais a terem acesso aos programas do MTur e a todo o processo de habilitação. Por fim, encerrando a programação do Fórum, o projetista Assys Lyma, da Prada Consultoria, vai orientar os gestores sobre a elaboração de um planejamento estratégico municipal e a formação de uma carteira de projetos que possam melhorar o território para desenvolvimento da atividade turística.

O Fórum de Gestores Municipais de Turismo tem como objetivo buscar a melhoria da formação e qualificação dos gestores dos municípios, uma vez que o conhecimento técnico na gestão, aliado às ações objetivas e organizadas, permite oferecer qualidade na prestação do serviço turístico e oportunidade de negócios para os empreendedores, gerando emprego e renda no local.

De acordo com a diretora de Políticas em Turismo da Setur, Fátima Gonçalves, “a expectativa é conseguir passar o máximo de informações e ferramentas para os municípios trabalharem no Plano de Gestão do Turismo”.

Fonte: AGPA
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000