NOTÍCIAS DE BAGRE
27/05/2014
Bagre
ESCOLA DE BAGRE É TOTALMENTE REFORMADA PELO GOVERNO DO ESTADO.
 

A população de Bagre, no arquipélago do Marajó, viu um sonho antigo ser realizado neste ano: o de ver a única escola de Ensino Médio do município totalmente revitalizada. Fundada ainda na década de 50 e responsável, portanto, pela formação de dezenas de gerações de moradores da cidade, a Escola Estadual Julião Bertoldo Castro começou a ser reformada em setembro de 2013. O espaço abriga também o Ensino Fundamental do município e já foi devolvido aos alunos totalmente reconstruído.

De acordo com a ex-diretora e professora de Biologia, Terezinha Abreu, que já soma 30 anos de instituição, a escola aguardava por essa intervenção há quase 20 anos. Devido ao longo período sem qualquer tipo de reparo, a situação do prédio havia chegado a um ponto insustentável. “As salas estavam quebradas, sem ventilação, os banheiros não funcionavam, estavam interditados. Além disso, a iluminação elétrica era precária, pois a fiação estava comprometida e as lâmpadas viviam queimando. Os pisos estavam esburacados e nós vivíamos tropeçando e caindo por causa disso”, conta.

A situação é reiterada pelo estudante Deyvid Silva, de 27 anos, que está concluindo o Ensino Médio pela instituição. Segundo ele, em época de chuva, era impossível ficar dentro de sala de aula por conta da quantidade de goteiras, que chegavam a inundar os espaços. Já no verão, era o calor que não deixava os alunos se concentrarem nas aulas. “Nós não tínhamos ventilação nem iluminação para os quadros, o que dificultava o aprendizado. Agora melhorou bastante, dá muito mais vontade de vir para cá, pois a gente se sente bem acolhido”, comemora o rapaz, que sonha em seguir a carreira de engenheiro de alimentos.

O vigilante Clodoaldo Garcia, de 63 anos, é pai de nove filhos e conta que quase todos desistiram de estudar na escola por causa dos problemas na infraestrutura do prédio. “Eles tinham medo de que a escola caísse em cima deles e, por isso, pararam de estudar. Agora, com essa reforma, já estão falando em voltar a estudar. A minha caçula, que está com 22 anos e mora em Belém, disse que vai agora vai voltar pra cá e se matricular de novo”, comemora.

O prefeito de Bagre, Cledson Rodrigues, festeja a entrega da obra e o carinho com que o governo do Estado tem olhado para o município. “Bagre era o único município do Marajó que não tinha hospital, agora vamos ganhar um. Fazia 20 anos que a nossa escola não ganhava essa reforma, e ela é de uma importância ímpar, pois é a única de Ensino Médio do município, além de abrigar também o Ensino Fundamental. Com essa ajuda do governo do Estado poderemos finalmente alcançar um desenvolvimento que, sozinho, o município não era capaz de conseguir”, pontua.

Com nove salas de aula e mais de 500 alunos, a Julião Bertoldo ganhou, na reforma, novos laboratórios, salas de leitura, auditório, quadra de esporte e passarelas cobertas.

Detalhamento da obra:

Início: Setembro/2013

Previsão de conclusão: Abril/2014

Valor atual: R$ 845.766,55

Andamento: 100%

Empresa responsável: Engeb Construtora e Serviços Ltda

Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (Seduc)

Secretaria beneficiada: Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (Seduc).

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000