NOTÍCIAS DE BAGRE
30/09/2014
Bagre
GOVERNO DO ESTADO INAUGURA O HOSPITAL MUNICIPAL DE BAGRE.
 

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (29) o Hospital Municipal de Bagre, no Arquipélago do Marajó. A nova unidade, com 15 leitos e toda equipada, vai ampliar os serviços de saúde com atendimento em clínicas básicas e serviços de urgência e emergência no próprio município, reforçando o atendimento na região, que há quatro anos conta com os procedimentos de média e alta complexidade no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves. Como acontece em todas as unidades de saúde inauguradas, o Hospital Municipal de Bagre passa agora pelo processo de desinfecção e treinamento da equipe para a operacionalização dos novos equipamentos e, em breve, começará a atender a população.

Na solenidade, que teve a participação do secretário de Gestão, Adnan Demachki, do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e da secretária adjunta de Assistência Social, Meive Piacesi, também foram assinadas as ordens de serviço para pavimentação de seis quilômetros de ruas nos municípios de Bagre e Cachoeira do Arari, e um contrato para implantação de unidades de solução alternativa para abastecimento e tratamento de água, que vão atender os 16 municípios do Marajó. A comitiva vistoriou ainda a construção da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), que está com 70% das obras concluídos.

O Hospital Municipal de Bagre dispõe de sala de urgência e emergência, sala de estabilização, centro cirúrgico e obstétrico (com uma sala de pré-parto e uma sala de parto), central de esterilização, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico com disponibilização de radiologia, laboratórios de análises clínicas, bioquímica e hematologia, além de área para isolamento, sala de neonatologia, lavanderia e rouparia, serviço de nutrição e dietética, e almoxarifado.

Adnan Demachki disse que não foi entregue apenas mais um hospital para a região. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) o informou que também entregará uma ambulancha até o final do ano, para facilitar o transporte de pacientes para o Hospital Regional de Breves. O secretário também afirmou que deverá ser construído um espaço nos fundos do hospital que servirá de heliponto para pouso de helicóptero, e assim facilitar o transporte de pacientes em estado grave para a capital ou ao Hospital Regional em Breves.

Infraestrutura - “O objetivo do governo é requalificar os hospitais municipais para um atendimento prévio feito pelos hospitais regionais. Em casos de maior complexidade, na capital a população também conta com novos hospitais, como a Santa Casa, o Galileu, o Jean Bittar e, em breve, estaremos inaugurando o Oncológico Infantil, assim como estamos investindo em mais hospitais regionais, como o de Parauapebas, de Itaituba e Castanhal”, enfatizou o secretário de Gestão.

Hélio Franco explicou que o Estado foi dividido em 13 Regionais de Saúde, das quais duas ficam no Arquipélago do Marajó. “O governo definiu como meta que, até o final de 2018, cada região de saúde contará com um hospital de alta complexidade”, anunciou.

Para o secretário, “é necessário que cada município conte com uma sala de estabilização, uma estrutura local que tenha condições de manter um paciente até que ele possa ser transferido para uma unidade de alta complexidade quando houver essa necessidade”, afirmou.

A técnica de Enfermagem Dionice da Silva Magno, 36 anos, é uma das profissionais que serão remanejadas para trabalhar no novo hospital municipal. Ela disse que sempre desejou a construção desse hospital, e ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, a qual garantiu a concretização da obra. “Muitas vezes tínhamos que viajar durante a noite para remanejar pacientes para o Hospital Regional de Breves, e agora podemos atender melhor as pessoas. Hoje já temos aparelhos de raio X e ultrassom. Eu, como profissional, estou radiante”, declarou.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000