NOTÍCIAS DE BREVES
02/12/2013
Breves
BREVES, A METRÓPOLE DO MARAJÓ, COMEMOROU 163 ANOS
 

Uma festa com ampla participação popular, religiosa e inaugurações de equipamentos públicos. Assim foi comemorado os 163 anos do município de Breves, o mais populoso do Marajó com 100 mil habitantes, metade vivendo às margens dos rios e igarapés com base econômica calcada no extrativismo, agricultura, pesca e pecuária.

Na sexta feira, foi realizada na município vizinho de Melgaço, na localidade do Tonhão, beira do rio Laguna, a "Chamada da Terra", uma ação das entidades extrativistas que reuniu cerca de 2.000 pessoas a fim de de elaborar projetos para a exploração sustentável das reservas extrativistas, da qual Breves faz parte. Diversos ministros, como Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, Isabela Teixeira, do Meio Ambiente, Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Diogo de Santana, da :Casa Civil da Presidência da República. estiveram presentes anunciando fortes investimentos que irão beneficiar cerca de 16 mil famílias que vivem na região e têm no extrativismo sua fonte principal de renda. O prefeito Xarão Leão inaugurou diversas obras como o Centro de Desenvolvimento de Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos, que atua com formação continuada de professores da rede municipal de ensino e também com a comunidade, ofertando cursos de licenciatura, especialização, cursos à distância, informática, dentre outros. O centro foi totalmente remodelado com instalação de rampas de acesso e elevador para atender cadeirantes, laboratório de biologia, salas de informática com mais de 40 equipamentos, auditório climatizado com capacidade para 300 pessoas, biblioteca, seis salas de aula e pessoal qualificado para atender professores dos municípios vizinhos em ambientes totalmente climatizado. 






Esse projeto tem apoio do Governo Federal através do Plano de Formação Docente dentro do programa Universidade Aberta do Brasil, do MEC. O centro conta ainda com parceria do Sebrae, Senai, Escola do Governo e Curro Velho, para realização de oficinas de capacitação e aperfeiçoamento sendo portanto multidisciplinar. " Nossa proposta é qualificar melhor os professores da região, abrir as portas para as comunidades e ampliar as licenciaturas em diversos cursos como matemática e administração pública, já em funcionamento ", reitera a diretora do Centro, Manoela Vieira.

O prefeito Xarão Leão inaugurou também a quadra de esportes da escola Emerentina Souza, completando mais de trinta escolas aquinhoadas com espaço de lazer e esporte, a escola e a unidade básica de saúde da localidade do Lawto, no interior, e pretende entregar em breve a primeira janela para o rio Parauaú, que banha a cidade, destinada ao esporte e lazer, principalmente de crianças. O secretário de educação, Reginaldo Lourenço e a vice prefeita. Arsinoé Avanzini destacaram projetos importantes em parceria com o Governo Federal como a construção de 460 casas do programa Minha Casa Minha Vida, o projeto do Centro de Convenções do Marajó, que irá sediar os grandes eventos da região e a consolidação de Breves como o município polo com o intuito de fortalecer e polarizar as grandes lutas desenvolvimentistas do arquipélago.

Texto: Pedro Medina

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000