NOTÍCIAS DE BREVES
14/03/2012
Breves
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ RECEBE CAPACITAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICAÇÃO
 

Encerrou nesta quinta-feira, 13, a Oficina para Formação de Agentes Multiplicadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança -IHAC, do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves (no arquipélago do Marajó), que estava sendo realizada desde o dia 11, com a finalidade de preparar a comissão de colaboradores que estão atuando no hospital para a obtenção da certificação “Hospital Amigo da Criança”, concedida pelo Ministério da Saúde, e até então, inédita entre os hospitais regionais do Estado.

O curso que foi ministrado pelas avaliadoras da IHAC, as nutricionistas Cinara Souza e Gilmara Silva, ambas servidoras da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa)/Santa Casa de Misericórdia do Pará, finalizou com a elaboração do plano de ação que colocará em prática as ações preconizadas pela iniciativa, entre elas, o cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Segundo o coordenador da ação no HRPM, o assistente social Igor Cruz, os participantes da oficina são membros da comissão de colaboradores do hospital, que foi criada para conduzir as ações destinadas a adaptar rotinas e procedimentos do HRPM, visando ao atendimento dos critérios estabelecidos pelo MS, e conquistar a certificação.

De acordo com ele, o próximo passo será o desenvolvimento de treinamento para a execução do Projeto Nascer, que tem o objetivo de capacitar as equipes de multiprofissionais das maternidades cadastradas no projeto, visando a  reorganização do processo de trabalho para melhoria da qualidade do atendimento à gestante, puérpera e recém-nascido, redução da transmissão vertical do HIV e controle da sífilis congênita para a viabilização dos testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações para a infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Serviço: Hospital Regional do Marajó oferece atendimento ambulatorial de segunda até sexta-feira, das 7 às 18 h. O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no centro de Breves. Mais informações pelos fones (91) 3783-2140/ 3783.

Texto: Vera Rojas

Hospital Regional de Breves

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000