NOTÍCIAS DE BREVES
25/06/2014
Breves
A CIDADE DE BREVES COMEMORA 75 ESCOLAS CONSTRUÍDAS.
 

Cerca de 45 mil crianças em salas de aula, mais de setenta novas escolas construídas com padrão MEC, merenda e transporte escolar de qualidade, professores qualificados e valorizados. Essa é a nova realidade do sistema de educação do município de Breves, o mais populoso do Marajó, na gestão do prefeito Xarão Leão (PMDB), que cumpre seu segundo mandato.

No último final de semana foram inauguradas mais três escolas, duas no alto rio Mapuá e uma no rio Aramã. Os novos estabelecimentos escolares têm capacidade para atender cerca de mil alunos do ensino infantil e fundamental completo durante o dia e o ensino médio, no período da noite.

Edificadas em madeira de lei, as escolas têm mais de mil metros de área construída, com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e brinquedoteca, banheiros para alunos e funcionários, secretaria e, em prédio anexo, alojamento para professores com três quartos, cozinha, varanda e sala de trabalho.

Todas as edificações contam com grupo gerador próprio, para as aulas noturnas, e estão equipadas com ventiladores. A prefeitura instalou também sistemas de abastecimento de água tratada a fim de evitar problemas gastrointestinais e bebedouros elétricos nos corredores laterais das escolas. As salas são dotadas de carteiras escolares padrão MEC, mesas e bancos para a merenda e espaços culturais, armários e uma copa com fogão, panelas, canecas e demais utensílios para a produção da merenda.

As telhas são produzidas de material ecológico, que tem maior durabilidade, são refratárias ao calor e não causam problemas de saúde, como as telhas de amianto. A prefeitura garante o transporte escolar dos alunos, assim como a merenda regionalizada. Para isso, cada escola está recebendo uma máquina de bater açaí e despolpadora de frutos, para aproveitar a produção da região.

O prefeito Xarão Leão anunciou a construção de novas escolas, para atender comunidades isoladas do interior, numa parceria do governo federal e prefeitura de Breves. O alto rio Mapuá fica distante cerca de 15 horas de embarcação da sede do município e a construção dessas escolas demandou uma imensa logística de transporte de material e equipamentos, além de pessoal qualificado.

Fonte: DOL.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000