NOTÍCIAS DE BREVES
21/11/2014
Breves
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ JÁ OFERECE CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
 

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, já oferece a emissão da Certidão de Nascimento para crianças nascidas na instituição, atendendo a uma das diretrizes exigidas para a concessão do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), pelo Ministério da Saúde. O HRPM busca essa certificação, ainda não conquistada pelos hospitais regionais públicos.

A instituição se prepara para obter o título desde fevereiro deste ano, implantando várias práticas, adaptando rotinas e procedimentos, a fim de atender os critérios estabelecidos pelo Ministério. Foi formada uma comissão para conduzir as ações e promover as atividades com os servidores e usuários.

Entre as práticas implantadas recentemente destaca-se a criação do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), que visa repassar informações e orientações sobre a importância do aleitamento materno e esclarecer dúvidas sobre gestação e pós-gestação às grávidas e às mulheres que tiveram seus bebês no hospital. O atendimento é oferecido a mães com crianças até seis meses.

O serviço cartorário é outra prática adotada, para a emissão da primeira Certidão de Nascimento. O motorista Edvan Nunes, 26 anos, pai de Isaac Victor, considera a iniciativa providencial. “Achei a novidade excelente, pois só tenho cinco dias da licença para resolver uma série de compromissos. Vou ganhar tempo e meu filho já vai sair daqui como um cidadão”, disse Edvan, que comemora o nascimento de seu primeiro filho.

José Mauro Gomes Braga, escrevente do Cartório do 2° Ofício, informou que o mais novo serviço do HRPM está instalado na sala onde funciona o Setor de Humanização. O serviço está disponível nas tardes de segundas, quarta e sexta-feira.

Segundo a nutricionista Elines Pereira, presidente da Comissão do IHAC, os pais dos bebês devem tirar o documento no hospital em até 72 horas após o nascimento. Os hospitais, acrescentou, precisam garantir a emissão da Certidão de Nascimento de, no mínimo, 70% dos bebês nascidos na instituição.

Sobre o prosseguimento das fases de implementação das ações visando o título de IHAC, Elines Pereira disse que, em outubro, foi aprovada a política interna da IHAC, junto com a normatização do Gaame e a implantação do serviço de cartório.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi criada em 1990, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fim de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, no Centro. Mais informações estão disponíveis pelos telefones 3783-2127 / 3783-2140.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000