NOTÍCIAS DE BREVES
02/02/2014
Breves
HOSPITAL REGIONAL EM BREVES GARANTE CERTIDÃO DE NASCIMENTO AOS BEBÊS ATENDIDOS.
 

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), na cidade de Breves, emite aos bebês nascidos no local ou encaminhados para atendimento a Certidão de Nascimento. Desde a implantação do serviço, há um mês, 34 recém-nascidos já ganharam o documento, gratuitamente. A expedição é feita em espaço adaptado no próprio hospital, em parceria com o cartório local.

O serviço faz parte de um conjunto de ações para a obtenção da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério da Saúde. O hospital vem se preparando para a conquista do reconhecimento há um ano, ao implantar novas práticas, além de adaptar a rotina de trabalho. A conquista do título ainda é inédita entre os hospitais regionais do Pará.

O novo serviço facilita o acesso à cidadania e evita o deslocamento de pais ou responsáveis até o cartório de Breves. Além disso, muitos usuários são de outros municípios e moram, muitas vezes, em área ribeirinha ou rural, que nem sempre dispõe de cartório.

Para o diretor administrativo e financeiro do HRPM, Ricardo Almeida, a ação traz muitos benefícios aos usuários. “Nosso foco é a satisfação de nossos usuários e, para isso, nossa equipe multiprofissional atua para oferecer segurança e qualidade a quem depende dos serviços prestados pelo hospital”, diz.

Internado no hospital desde o dia 25 de dezembro do ano passado, Paulo Ricardo Ferreira Martins, de 3 meses de vida, ganhou Certidão de Nascimento dentro do HRPM. Ele ainda permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, mas já apresenta evolução do quadro de saúde. A mãe, Maria Luciane Ferreira Martins, não esconde o orgulho ao exibir o primeiro documento do filho. Ela e a família moram no município de Portel.

O HRPM oferece atendimento de qualidade aos usuários do município de Breves e da população dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), que é composto pelas localidades de Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá. Os pacientes recebem atendimentos nas mais diversas especialidades e com disposição de 70 leitos.

A população atendida pelo HRPM tem à disposição: clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O hospital oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala pré-operatório. O usuário ainda dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios.

Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados do Hospital Municipal e passam por avaliação da Central Regional de Regulação, que, de acordo com a disponibilidade de leitos, libera o atendimento. O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 às 18 horas. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Foto: Reprodução Internet. 

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000