NOTÍCIAS DE BREVES
28/08/2015
Breves
CAMPANHA CONTRA A FEBRE AFTOSA É LANÇADA NO MUNICÍPIO DE BREVES.
 

 

Um dia depois do lançamento oficial da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa no Marajó/Etapa Única 2015 em Salvaterra, na última terça-feira (25) a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) esteve no município de Breves junto com produtores rurais e autoridades para a solenidade oficial da campanha. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria do órgão estadual com os produtores, que são de fundamental importância para uma efetiva vacinação de bovinos e bubalinos.

Assim como em Salvaterra, a reunião foi aberta pelo diretor geral da Adepará, o médico veterinário Luciano Guedes, e seguiu com a apresentação técnica do gerente do Programa Estadual de Erradicação contra a Febre Aftosa, George Santos, que mostrou dados e frentes de atuação do órgão para combater a doença.

Luciano Guedes salientou a importância do município na região. “Breves é uma cidade polo, importante no Marajó. Tem um mercado consumidor muito grande, mas que ainda produz muito pouco. A presença do poder público estadual tem um grande desafio que é deixar a região autosustentável em alimentos e, em médio prazo, se tornar um polo de produção de alimentos para outras regiões. A Adepará continuará dando seu apoio a quem trabalha, quem produz, certificando as novas iniciativas, dando oportunidade e segurança a quem produz e consume”, disse o diretor da Adepará.

“Foi um avanço enorme em nossas ações como defesa agropecuária. Com isso, os produtores se sentem abraçados pela agência, não apenas como pessoas que são cobradas”, disse o gerente regional da Adepará em Breves, Jamir Macêdo Júnior, ao destacar a presença de um diretor geral da Agência na cidade. “É muito importante essa relação. O principal parceiro da Adepará é o produtor rural. É ele quem vacina, informa. Nossa equipe não mede esforço nos trabalhos em uma região diferenciada geograficamente. Temos feito ações nas comunidades mais distantes e sempre em busca de ampliar nossa área de atuação”, complementou.

A regional de Breves alcança nove municípios. Além da sede, tem em sua jurisdição as cidades de Melgaço, Portel, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Anajás, Brage, Afuá e Chaves.

Entre autoridades e produtores presentes, essa aproximação com a Adepará deve render frutos para o município e a região. “O meu sentimento é de satisfação em saber que após essa reunião vamos crescer no setor produtivo. As lideranças viram como se pode unir mais o setor em prol do município. Quando assumi o sindicato, em 2010, tive todo o apoio da Adepará”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Breves, José Maria Lopes de Oliveira.

Produtor rural no município, o paranaense Sérgio Mocellin salienta a aproximação com a Adepará, inclusive, para que as pessoas saibam melhor das ações do órgão. “Às vezes, os órgãos fiscalizadores vêm apenas fiscalizar e oprimir, ao passo que a Adepará nos traz oportunidades, nos mostra que cumpridores do nosso dever podemos crescer mais e mais”, relatou.

Fonte/Foto: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000