NOTÍCIAS DE BREVES
27/10/2015
Breves
HOSPITAL REGIONAL EM BREVES AGENDA MAMOGRAFIAS E ORIENTA SOBRE O CÂNCER DE MAMA.
 

 

A iluminação cor rosa na fachada do Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, anuncia sua adesão ao movimento mundial do Outubro Rosa” em combate ao câncer de mama, doença que até o final deste ano deve atingir mais de 57 mil mulheres.

A programação para conscientização e prevenção da doença começou no dia 5 de outubro, e nesta segunda-feira, 26, às 19h, traz a palestra “Câncer de Mama - Sintomas e formas de prevenção”, ministrada pela ginecologista e obstetra do HRPM, Dra. Ana Conceição, no auditório do hospital, aberta a colaboradores, servidores municipais da área da saúde, estudantes e à população em geral. O ponto alto será o agendamento de mamografias e apresentação de vídeos de prevenção à doença.

Referência na assistência de média e alta complexidade no Arquipélago do Marajó, de janeiro a setembro deste ano o HRPM realizou 734 mamografias, exame que constitui um importante aliado na detecção precoce da doença, responsável por milhares de óbitos de mulheres no Brasil a cada ano.

De acordo com o diretor técnico do HRPM, dr. Luiz Pedro Leite Soares, a ação será aberta à população do município, especialmente o público feminino, que é mais afetado pela doença. Ele destacou ainda que será uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a doença junto aos profissionais do hospital.

Com diversas ações desenvolvidas para despertar a importância do diagnóstico precoce, a direção do HRPM está mobilizando todos os colaboradores diretos e indiretos com distribuição de laços cor de rosa, símbolos da campanha mundial, além de material educativo, anúncio na fonia interna e mini palestras em todos os setores, mostrando a importância do autoexame.

“Nossas ações também envolvem usuários e acompanhantes, que estão recebendo informações nas recepções de atendimento. Da mesma forma, eles também recebem fôlderes com informações claras e objetivas sobre a doença e suas formas de prevenção”, explica.

De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), ano passado, no Pará, foram efetivadas 47.617 mamografias em mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para prevenção do câncer de mama – 50 a 69 anos – e 2.402 mamografias em mulheres de outras faixas etárias.

Este ano, os registros mostram que, de janeiro a abril, foram feitas 15.530 mamografias na faixa etária preconizada e 616 nas demais. A meta estabelecida aos Estados é de que 10% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sejam submetidas ao exame. A estimativa é ampliar esse público-alvo aumente a cada ano.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 as 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000