NOTÍCIAS DE BREVES
19/01/2016
Breves
EMATER APRESENTA TECNOLOGIAS PARA TRIPLICAR PRODUTIVIDADE DE MANDIOCA EM BREVES.
 

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Breves, no Marajó, acaba de implantar uma unidade demonstrativa de plantio mecanizado de mandioca com o objetivo de apresentar aos agricultores tecnologias acessíveis que permitam uma produtividade razoável. Atualmente, a média do município é considerada baixíssima - de seis a sete toneladas de raiz por hectare.

“O agricultor tradicional de Breves ainda planta mandioca à base de corte e queima. Queremos mostrar a eles que, com a adoção de medidas simples, que vão de espaçamento a capina, entre outras, é possível alcançar uma produtividade sustentável Em um ano podemos mais do que triplicar o número da colheita”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Breves, engenheiro agrônomo Waldemiro Jr.

O empreendimento está instalado em uma propriedade localizada na Vicinal 1 da PA-159. Com o apoio da prefeitura, em um hectare foram plantadas 10 mil hastes de maniva-semente das variedades conhecidas como “pecuí” e “branca”. Algumas das amostras foram trazidas do municipio de Portel, naquela região, para teste. Os tratos culturais necessários serão aplicados até dezembro, para quando está prevista a primeira colheita, programada para um Dia de Campo. “A idéia é também incentivar, a partir dessa atividade, um ‘trio da produtividade’, que inclui a seleção de sementes, capina e espaçamento", diz Waldemiro.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000