NOTÍCIAS DE BREVES
04/07/2016
Breves
PROJETO EXPERIMENTAL DE REDÁRIO NO HOSPITAL DO MARAJÓ ACOLHE ACOMPANHANTES DE PACIENTES.
 

 

Um conhecido hábito amazônico vem fazendo a diferença no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na região do Marajó. Agora os acompanhantes de pacientes internados podem se acomodar em redes nos quartos das Clínicas Integradas. O projeto piloto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que há um mês foi implantado no quarto da Pediatria, deixa o ambiente mais humanizado durante a estadia no hospital.

Para o coordenador das Clínicas, Urgência e Ambulatório e membro do GTH, o enfermeiro Lucas Bernardes, a ideia está sendo muito bem aceita, já que remete ao ambiente de casa, ao qual já estão acostumados. “Já ouvi relato de mães que só conseguiram ter uma boa noite de sono com o advento das redes. Com o sucesso da iniciativa, que conta com total apoio da diretoria, vamos expandir esses benefícios aos demais ambientes de internação”, afirmou.

Com a filha Letícia Diniz Freitas, de um ano e nove meses, internada há uma semana no HRPM, a professora Natália Santos Diniz, 31, aprovou totalmente a proposta do redário no quarto da Pediatria. “É muito importante esse olhar humanizado voltado também aos acompanhantes. Posso passar as tardes embalando na rede com a minha filha. Ela brinca e o soninho é mais gostoso”, comentou, afirmando que agora o seu sono da noite é mais tranquilo.

Mas, essa não foi a única experiência das duas no HRPM. Ao nascer e com sérios problemas respiratórios, a pequena Letícia foi transferida para internação no hospital regional em Breves, onde passou 25 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Recém nascida, ela precisava ser amamentada a cada três horas. Para suprir essa necessidade e proporcionar mais conforto e aproximação entre mãe e filha, o Hospital do Marajó oferece o espaço “Estar das Mães” com ambiente climatizado e opções de descanso com redes e camas.

“Assim podemos estar bem pertinho de nossos bebês, além de receber orientações médicas, nutricionais, com o apoio de psicólogos e assistentes sociais para melhor cuidado com o recém nascido”, relembrou, associando o atendimento com a proposta do redário nas Clínicas Integradas. “Estão todos de parabéns pelo cuidado e atenção com os pacientes e com quem cuida deles. Só tenho a agradecer”, disse Natália Diniz, que voltou para casa na quarta-feira, 29, quando sua filha ganhou alta ao se restabelecer plenamente de um quadro grave de pneumonia.

De acordo com o diretor executivo do HRPM, Joaquim Fonseca, o projeto do redário é de baixo custo e a satisfação que está provocando é um brinde a todos os profissionais que idealizaram e colocaram o projeto em prática. “Essa é a nossa missão: gerar satisfação com atendimento de qualidade e humanizado”, observou. Após a total aceitação do período de experiência do projeto, a meta é implantar o benefício nos quartos de todas as Clínicas Integradas até o final deste ano.

Serviço:

O HRPM fica na avenida Rio Branco, 1.266, Centro, e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h as 18h. Informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000