NOTÍCIAS DE BREVES
02/092011
Breves
VEJA AS ÚLTIMAS E PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE O MUNICÍPIO DE BREVES.
 

 

APÓS LER ESTA MATÉRIA, VEJA TAMBÉM UMA HOMENAGEM PARA A CIDADE DE BREVES, COM FOTOS E VÍDEOS SOBRE MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, FESTIVAIS, GAROTA VERÃO, TURISMO ENTRE OUTROS. É SÓ CLICAR AQUI!

 

GOVERNO XARÃO LEÃO FAZ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA A SEMANA DA PÁTRIA


A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, que tem à frente o emérito Professor Benedito Viana e uma equipe de profissionais realmente dedicados à causa da Educação, elaborou uma programação toda especial para comemorar a Semana da Pátria. Como vem acontecendo a partir da Gestão Trabalho e Humanismo, a Semana da Pátria tem início dia 1º de setembro com solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça da Bandeira, chegada do fogo simbólico, pronunciamento das autoridades e desfile dos pelotões de Portas-bandeiras. Dentro desta programação, as Escolas Municipais desenvolvem uma programação cultural interna, que são executadas também durante a semana. O desfile de 05 de setembro, em razão do grande número de escolas, foi dividido em duas etapas: As escolas de Educação Infantil se apresentam pela manhã e as demais escolas, a partir das 17.00 horas. A mudança também tem a ver com o clima, que nesta época do ano o calor é muito forte, ficando ameno ao final da tarde.
05 de setembro – Dia da Raça – A partir das 08.00 horas, 15 (quinze) Escolas, 01 grupo de Agentes Comunitários de Saúde e mais o Grito dos Excluídos, desfilam para o grande público; à tarde, a partir das 17.00 horas, mais 16 (dezesseis) Escolas embelezam o desfile vespertino da nossa querida Breves. As Escolas que desfilam pela manhã são: Pingo de Gente; Santa Mônica: Nazaré Oliveira; do Meio Rural; Maria Rafols; Projetos Sociais SEMTRAS E AABB Comunidade; Ruth Helena; Áurea Cunha; Adventista; Lauro Sodré; Emeren

tina; Margarida Nemer; ONG Cruz do Sul; Estevão Gomes; Odízia Farias; Agentes Comunitários de Saúde e Grito dos Excluídos.À tarde: Desfilam as Escolas: Brasil Alfabetizado; Jolenas Nascimento; Coelhinho Encantado; Eurico Nelson; Santo Agostinho; Hellef Pinheiro; Cedim; São Pedro do Pararijós; Paulo Rodrigues; Rossilda Ferreira; Miguel Bitar; Bom Jesus; Maria de Lourdes; Gerson Peres; Elizete Nunes e Maria Câmara Paes.

07 de setembro – Dia da Independência – Haverá o desfile militar, com início às 08.00 horas, com  a participação dos ESCOTEIROS, GUARDA MUNICIPAL, POLÍCIA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS e EXÉRCITO BRASILEIRO (representado pelo Tiro de Guerra).
V FESTIVAL DO MINGAU FOLCLÓRICO REÚNE CENTENAS DE PESSOAS

V Festival do Mingau Folclórico

Em sua V Edição, o Mingau folclórico da Escola Infantil Pingo de Gente, graças ao apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, conseguiu reunir centenas de pessoas na tarde de domingo (28/28), todos querendo saborear a seleta variedade de mingaus oferecidos onde os amantes dessa iguaria. A multidão que ali compareceu pôde experimentar desde o mingau de arroz com açaí, banana grande com leite, milho verde, farinha de mandioca com açaí, macaxeira, milho moído, gorgulho, arroz com bacaba, fubá, arroz com leite de côco, arroz com leite e jerimum, farinha de mandioca com camarão, arroz com castanha do Pará, crueira, (um subproduto da massa da mandioca, depois de passada na peneira), etc...totalizando nada menos que 25 (vinte e cinco) sabores diferentes.
V Festival do Mingau FolclóricoEnquanto as famílias degustavam essa enorme variedade, as crianças davam um verdadeiro show no palco, mostrando a veia artística de cada um através de encenações, cantos, danças, demonstrações do folclore brasileiro, que também é parte integrante do Projeto.
Como o Mingau Folclórico caiu no gosto do povo, a Comissão encarregada da produção do evento, (Diretores e Professores das Escolas de Educação Infantil, sob a coordenação do Núcleo Central, Pingo de Gente), passa o ano todo pesquisando combinações de frutas que possam produzir novos sabores. A vantagem é que Breves fica na região das Ilhas (no Marajó), e é bastante privilegiada pela enorme variedade de frutas, tubérculos e essências que permitem entrar em cena a criatividade e, conseqüentemente, o aumento da produção desses deliciosos sabores oferecidos a cada ano.
E pensar que tudo começou no ano de 2005: A idéia inicial era colocar em prática o Festival do Mingau mas alguns professores acharam que “não ia colar”. Então, cada Escola fazia o mingau restrito à família Escolar. Em 2007, a então Diretora da Escola Pingo de Gente, Professora Maria Erisam Oliveira, Pedagoga, Especialista em estudos Culturais da Amazônia, achou por bem em levar a idéia inicial do “Festival do Mingau” para a Praça. O Professor Leonildo Guedes, também especialista em estudos culturais da Amazônia, adicionou a idéia do Folclore, mudando de Festival do Mingau para “Mingau Folclórico” inserindo  no seu Projeto sócio-cultural, as diversas manifestações folclóricas a serem representadas por crianças das Escolas participantes.
Como se diz na gíria “Com a cara e a coragem” o grupo de abnegadas professoras escolheu a data de 26 de agosto daquele ano para fazer o lançamento do “Mingau Folclórico”. Era na verdade um tiro no escuro. A sorte é que o “tiro” acertou a “mosca”: todo o quantitativo de mingau colocado à disposição do público foi consumido rapidamente. No ano seguinte, houve um “reforço” na produção do mingau e novamente a procura foi bem maior que a oferta. No terceiro ano a festa já estava consolidada. Pessoas chegavam com panelas, depósitos de plástico etc... para comprar o mingau para saborear em casa.
Agosto de 2011 – V ano do Festival, realizado com muito êxito. Grande parte da população se concentrou na Praça Frei Dolsé para “provar do mingau” e acabava repetindo. E foi assim que rapidamente vários panelões cheios de mingaus rapidamente foram consumidos. Sinal de que estava gostoso, com preço acessível e... garantia que no próximo ano, tem que ter reforço no estoque porque a turma irá em peso  atrás do Mingau Folclórico.
PREFEITO XARÃO LEÃO INAUGURA RUA E POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Inauguração Rua Magalhães Barata

A bela manhã de sol da última sexta (26/08) foi muito bem aproveitada pelo Prefeito Xarão Leão que, sob o clima gostoso de verão do Marajó, inaugurou a Rua Magalhães Barata, perímetro compreendido entre as ruas Vereador Raimundo Neves e a rua Tancredo Neves. A rua inaugurada , tem uma extensão de 1.200 metros, atravessando os Bairros Castanheira e Santa Cruz.
Logo cedo, às 09.00horas, o Prefeito Xarão Leão se juntou a populares, que já se encontravam na Rua Magalhães Barata com Raimundo Neves, no Bairro Castanheira, local onde foi instalada a Placa de Inauguração. Após as solenidades de descerramento da placa, a Comitiva seguiu em caminhada ao lado do Prefeito Xarão Leão, que ao longo do trajeto era cumprimentado por crianças, jovens e adultos, os quais agradeciam pela pavimentação da rua Magalhães Barata, Posto de Saúde e a conseqüente valorização de seus imóveis.
Posto de Saúde FamíliaA caminhada finalmente chegou em frente ao Posto de Saúde da Família, denominado “SIVAL SANTOS DA CUNHA’’, este localizado na mesma Rua Magalhães Barata mas já no Bairro Santa Cruz, quase esquina da Rua Tancredo Neves.
Autoridades de postaram junto ao Prefeito Xarão Leão e assistiram o Frei José Luiz fazer a benção do prédio e desejar saúde, paz e tranqüilidade à todos que ali irão desenvolver suas atividades profissionais. Após o descerramento da placa de inauguração e o corte da fita, houve a visitação às instalações do novo prédio, este, construído em alvenaria, com amplas instalações, equipado com aparelhos necessários a atendimento de urgência e emergência, tendo em seu quadro de profissionais, médicos, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagens, todos devidamente preparados para fazer o novo Posto funcionar dentro do melhor padrão de qualidade com vistas ao bem estar da população.
Em seguida o Prefeito Xarão Leão convidou as demais autoridades para se dirigiram ao Palanque Oficial onde aconteceram os pronunciamentos. Antes dos discursos, um grupo de seis Pastores de Igrejas Evangélicas, liderados  pelos Pastores Moacir e Hildon, que participaram da caminhada, foram convidados a subir no palanque e usar da palavra. Eles fizeram orações pedindo proteção, saúde e sucesso ao Gestor Municipal, à sua equipe de trabalho e à população do Bairro.  As autoridades ao se pronunciarem, foram unânimes no reconhecimento do grandioso trabalho que Xarão Leão vem oferecendo à população da nossa cidade de Breves, notadamente na questão da realização de Obras, pavimentação, investimentos na saúde e Educação.
Xarão Leão ficou emocionado quando foi lido o histórico da vida do homenageado (Sival Cunha), na presença da Profa. Sonia, irmã de Sival, que foi convidada a subir no palanque das autoridades.
PREFEITURA DE BREVES HOMENAGEIA ESTUDANTES NO SEU DIA

Dia do Estudante

O Governo Trabalho e Humanismo sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, elaborou uma vasta programação sócio-cultural para comemorar o “Dia do Estudante” (11/08).
Como o evento carecia de uma atenção especial, a Coordenação resolveu dividir as homenagens em dois dias (11 e 12/08), com início às 17.00 horas. O palco foi montado em local amplo (em frente ao Estádio Municipal) sendo a primeira noite dedicada exclusivamente às Escolas que puderam  apresentar vários números de dança, teatro, poesia, paródia, música etc...
Dia do Estudante
Na segunda noite foi aberta para qualquer pessoa que quisesse participar, desde que fizesse a inscrição antes. Vários artistas locais prestigiaram o evento, destacando-se o jovem José Gonçalves, da Igreja Adventista, que interpretou um hino gospel; Marcos Daniel, Arnaldo Garcia, Islene Lima e Banda Yavéh, todos da Assembléia de Deus, também prestigiaram o evento com vários números musicais gospel, além da Banda Realidade Nacional da Igreja Adventista da Promessa. A banda de Pagode Sem Segredo também marcou destacada presença e a Banda NP 7 (do Nel) e Laryssa Lisboa interpretaram o Melody.
Dia do EstudanteO evento teve como finalidade principal reunir a comunidade estudantil num grande ato cívico, social, patriótico e cultural, norteado pelos objetivos: Promover a integração cultural entre as escolas, através da comunidade estudantil; Incentivar e oportunizar as manifestações artísticas e culturais; Suscitar o surgimento de novos talentos e aptidões através das expressões culturais e Desenvolver e/ou valorizar princípios fundamentais ao convívio social como: espírito de cooperação, colaboração e união.
Comunicação - AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000