NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO ARARI
08/01/2014
Cachoeira do Arari
COMEÇA NESTE SEXTA FEIRA A FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO EM CACHOEIRA DO ARAÍ.
 

Começa no próximo dia 10 a abertura da festividade do Glorioso São Sebastião, em Cachoeira do Arari no Marajó. Nesta época milhares de pessoas aglomeraram-se para receber o santo na entrada da cidade, numa manifestação que mescla o sagrado com o profano onde o povo com muita fé, rezando a ladainha e carregando os 03 mastros (dos meninos, das mulheres e dos homens) desfilam pela cidade ao som de uma banda tocando marchinhas se deslocam até a praça central onde são erguidos.

A festividade religiosa é uma das mais expressivas do Marajó e reúne pessoas de várias partes do Pará e até mesmo do Brasil. Embora o dia do Santo seja dia 20 de janeiro, a preparação da festa começa seis meses antes, em julho, quando grupo de foliões começa a percorrer casas, fazendas e retiros da região, rezando ladainha em latim, em frente a imagem do santo, e cantando folias na chamada esmolação, com o fim de arrecadar recursos e donativos para os dias de festa.

Os mastros são levantados no dia 10 e derrubados no dia 20 de janeiro e quem pega a bandeirinha do Santo estendida no topo do mastro, já será o futuro coordenador que viabilizará os festejos do próximo ano.

O Prefeito Benedito Vasconcelos, o Filhão, devoto do Glorioso, já tomou todas as providencias cabíveis e necessárias para receber na cidade o Santo padroeiro dos vaqueiros do Marajó juntamente com membros da irmandade que trabalham para conter o ímpeto dos devotos e garantir a programação. Já e tradição durante o arrastão dos mastros, os participantes tomarem o famoso leite de onça (bebida peculiar) e serem sujados de maisena e porque não dizer um pouco de lama pelo corpo. É o profano ao religioso que acontece nesse período.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000