NOTÍCIAS DE CURRALINHO
19/03/2013
Curralinho
CURRALINHO INVESTE EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
 

Uma audiência pública realizada semana passada na sede da Câmara Municipal de Curralinho, no Marajó, poderá significar um divisor de águas no desenvolvimento socioeconômico do município, segundo o presidente da Associação dos Municípios do Marajó, Pedro Barbosa.

 

Considerado como um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), do Brasil, a população acredita que esse é momento de somar forças e mudar essa triste realidade. Por iniciativa do prefeito Leo Arruda e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Romário, diversos convênios na área da educação foram assinados com a Universidade e o Instituto Federal do Pará. A UFPA vai atuar com um campus avançado que deverá ser instalado até o final do ano ofertando três cursos de nível superior entre eles o de pedagogia. O Instituto Federal vai ministrar cursos técnicos em nível de qualificação profissional em áreas como engenharia predial, turismo e informática avançada como forma de inclusão digital para a juventude já que em breve o Marajó terá internet de qualidade e velocidade. O curso também vai contemplar a manutenção de equipamentos a fim de formar mão de obra qualificada. A audiência pública tratou ainda com os técnicos da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), a regularização da légua patrimonial das terras urbanas e rurais de forma que todos os proprietários tenham acesso aos documentos definitivos de seus lotes e terrenos, podendo assim desenvolver suas atividades no campo e na cidade, valorizar seus patrimônios e buscar empréstimos bancários para atividades de geração de emprego e renda.

 

Cerca de 4 mil famílias vivem na cidade e o mesmo número na zona rural do município cuja base econômica vem da extração do açaí, do palmito, pequenas lavouras, pesca e artesanato. " Com os documentos de propriedade, podemos nos habilitar junto ao Governo Federal para a construção de prédios públicos como esse do INSS que vamos iniciar em poucos dias ", avalia

o prefeito Arruda, que assinou contrato para a edificação da sede do Instituto. O prédio vai gerar emprego, renda e quando pronto vai beneficiar centenas de famílias de Curralinho e região como Bagre, Oeiras do Pará e São Sebastião da Boa Vista. "Atualmente as pessoas têm de recorrer a outros municípios para garantir aposentadoria e benefícios do Governo e acabam deixando seus recursos em outras praças", reclama o presidente da Câmara que espera melhorar a vida das pessoas e do comércio local com a nova sede.

 

Tanto o prefeito quanto os vereadores reconhecem que a abertura de um posto ou agência bancária na sede do município é da maior importância para garantir fluxo de capital que permita o crescimento de atividades produtivas. " Já tivemos muitas promessas mas até agora nada de positivo aconteceu " lamenta o prefeito.

 

Enviado por: Pedro Medina

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000