NOTÍCIAS DE GURUPÁ
09/06/2015
Gurupá
IMPLANTADO O CONSELHO DE MEIO AMBIENTE EM GURUPÁ.
 


O órgão que irá deliberar e fiscalizar as atividades humanas no meio natural de Gurupá foi implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), na sexta-feira (5), dia mundial do Meio Ambiente. O evento realizado na Maloca, centro da cidade, teve participação de várias entidades sociais representadas.

O gerente de meio ambiente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Hermes Rodrigues, veio de Portel para contribuir na orientação de como se chegar à habilidade plena do Sistema de Meio Ambiente.

Ele ressaltou que a capacidade técnica dos produtores locais deve estar de acordo com o perfil agroextrativista de Gurupá, diferente de outros lugares em que predominam grandes construções.

A Secretaria de Meio Ambiente irá atuar na recuperação dos espaços naturais degradados em Gurupá com a extração desregulada de pedras, barro e areia, como garantiu o secretário de Meio Ambiente, Manoel Chico. A extração de madeira também representa um desafio na regulação da atividade. “Estão levando a madeira do município mas vamos trabalhar para recuperar os danos ambientais provocados por esta atividade”, afirmou.

O Conselho de Meio Ambiente é formado por 11 conselheiros e suplentes, que representam a Associação dos Comerciantes Autônomos (ACA), Colônia de Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), igrejas católica e evangélica, Câmara Municipal, Prefeitura, polícia, Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) e SEMMA.

A política ambiental visa proteger os meios naturais e definir os critérios para o seu uso. Também busca garantir a preservação da biodiversidade do patrimônio natural de Gurupá, combatendo a atividade poluidora, promovendo políticas de educação ambiental e o respeito aos povos indígenas e quilombolas, primeiros a ocuparem os espaços naturais da região. O próximo passo é definir o Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA).

Texto e fotos: Rui Pena.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000