NOTÍCIAS DE GURUPÁ
09/07/2015
Gurupá
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTINUA EM GURUPÁ.
 

 

AÇÕES ITINERANTES INCLUEM ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO.

Vários tipos de vacinas estão sendo aplicadas em populações de comunidades urbanas e ribeirinhas de Gurupá, por equipes da Secretaria de Saúde que realizam o atendimento. Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários integram os grupos que levam mais saúde a essas populações.

“Esse trabalho itinerante evita que as populações se desloquem até à cidade para receberem o atendimento. Procuramos integrar vários serviços para atender o maior número de pessoas”, afirma o prefeito Raimundo Nogueira, que acompanha de perto as ações. O secretário de saúde de Gurupá, Manoel Pantoja (Bira) também acompanha algumas dessas ações: “É uma forma de tornar prático o atendimento e aproveitar para conversar com as comunidades e saber de outras demandas”, explica o secretário.

Desde março deste ano, as ações itinerantes são realizadas com o envolvimento de dezenas de profissionais de saúde de Gurupá, nos rios Mararu, Marajoí, Baquiá Preto, Baquiá Branco, Baquiá Grande, Piracuí, Muruchaua, Veados, Ilha Urutaí, Ilha Santa Bárbara, Rio Santo Antonio dos Machados, Cojuba, entre outros.

Cada equipe formada por dez pessoas, em média, aplica em torno de 2.500 vacinas para prevenir várias doenças (HPV, gripe, febre amarela, difteria, coqueluche, poliomelite e tétano).

As últimas ações aconteceram nas comunidades do Arinoá, Gurupá Miri, Ribeira, Marioni, Murupucu e Mararuzinho, em meados de junho (18 a 20) e início de julho (02 a 07). De janeiro a maio deste ano, já foram aplicadas 5.394 doses de vacinas, em ações de rotina na zona urbana, nas unidades conhecidas como Estratégias em Saúde da Família (ESF).

Texto e fotos: Rui Pena

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000