NOTÍCIAS DE GURUPÁ
04/09/2015
Gurupá
CONSULTÓRIO ITINERANTE LEVA SAÚDE BUCAL A ESCOLAS E COMUNIDADES DE GURUPÁ.
 


Cuidar dos dentes está mais fácil para a população de Gurupá, com o atendimento itinerante promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em consultas que acontecem em vários pontos da cidade, permitindo rapidez e praticidade a quem necessita de atendimento com o dentista.

Restauração, limpeza preventiva com aplicação de flúor ou até mesmo extração de dente, caso necessário, são serviços oferecidos ao público de crianças, jovens e adultos, em consultório móvel, o Odontomóvel, veículo adaptado que possui os equipamentos necessários para realizar o atendimento.

O consultório itinerante atende na zona rural e na cidade, em períodos alternados, visitando comunidades em escolas e em unidades de saúde. Além de executar os serviços, o dentista Antônio Coelho também realiza palestras de saúde bucal e distribui kits com creme e escova dental.

Nesta nova etapa de atendimento, o doutor Antônio consultou os alunos da escola municipal Licurgo Peixoto, na comunidade N. S. das Graças. Foram realizados 30 procedimentos diários em correção (restauração e extração) e prevenção (limpeza e aplicação de flúor), totalizando 150 atendimentos durante a semana de 24 a 28 de agosto.

A dona de casa Joyce Pinheiro, 34 anos, levou as duas filhas, Emilly (7) e Dandara (4), ao consultório. As crianças já tinham sido atendidas outras vezes para extrair dentes de leite, fazer serviços de limpeza e aplicação de flúor com o doutor Antônio. “Ele é paciente, atende muito bem e nos orienta a cuidar dos dentes”, conta dona Joyce, satisfeita. “No próximo atendimento à comunidade sou eu quem vai consultar porque lá no hospital dá muita gente”, informa a dona de casa, se referindo ao atendimento que o dentista também realiza em frente ao Hospital Municipal de Gurupá.

Depois do atendimento na escola, o consultório itinerante está na frente da Câmara Municipal da cidade, para atender às comunidades do Horto, São Judas e Fátima. Lá estão sendo executados serviços corretivos de restauração e extração. Quem procurar o atendimento deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe do doutor Antonio inicia a distribuição das fichas a partir das 7h, para atender uma média de 30 pessoas por dia.

Uma dessas pessoas é o marceneiro Natanael Nascimento, que foi atendido com serviço de restauração. “Fui o segundo a ser atendido. O serviço é muito bom e à tarde minha esposa também vem para consulta”.

O tempo em que o Odontomóvel ficará neste ponto ainda não está definido, mas a próxima parada é certa: a escola municipal Padre Julio Luppi, no bairro das Casas Populares.

Recentemente a equipe do doutor Antônio retornou de uma temporada na zona ribeirinha, em que atendeu dezenas de comunidades, desde o último mês de março. Em 2013, quando os dentistas chegaram à Gurupá, foram realizados 11.900 atendimentos, com distribuição de 5.000 kits para saúde bucal. Em 2014, esse número saltou para quase 20 mil procedimentos com distribuição de 2.000 kits. No primeiro semestre de 2015, as equipes odontológicas contabilizaram 7.084 procedimentos feitos com distribuição de 2.000 kits. O número total de próteses dentárias fornecidas à população passa de 600. E o atendimento odontológico continua.

Texto e fotos: Rui Pena.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000