NOTÍCIAS DE GURUPÁ
29/09/2015
Gurupá
HOSPITAL DE GURUPÁ REALIZOU 77 MIL PROCEDIMENTOS NOS ÚLTIMOS SEIS MESES.
 


Todos os dias, o Hospital Municipal de Gurupá (HMG) Jaime Aben-athar recebe a média de 180 pessoas em busca de diversos serviços de saúde. Um levantamento feito pela atual direção da unidade mostra que o Hospital realizou 76.987 procedimentos, de março até agosto deste ano. Esses números não eram contabilizados pela gestão anterior e revelam o esforço que a Secretaria Municipal de Saúde faz para oferecer atendimento básico de saúde à população.

Os procedimentos vão do atendimento mais simples ao mais complexo, em consultas ambulatoriais a pacientes com diarreia, gripe, e dores diversas, atendimentos de emergência, cirurgias e análises laboratoriais de sangue (hemograma e leucograma), fezes e urina, entre outros.

Cirurgias realizadas no Hospital para corrigir hérnia e apendicite, procedimentos de laparotomia exploratória (abertura cirúrgica do abdômen) e parto cesariana são as mais comuns realizadas pelos três médicos cirurgiões que se revezam para atender a população, e mais um clínico geral. Os quatro médicos são auxiliados por seis enfermeiros e 35 técnicos de enfermagem nos plantões de atendimento.

Os usuários contam com serviços de diagnóstico por imagem em Raio-X e ultrassonografia, e medicamentos da farmácia básica. Também vão poder contar em breve com a sala de estabilização, que aguarda homologação da Secretaria de Saúde do Estado (SESPA) e do Ministério da Saúde (MS) para iniciar o atendimento.

A sala está toda reformada e refrigerada, contém um desfibrilador (aparelho de reanimação), laringoscópio (exames de laringe), otoscópio (exames de ouvido), ambu (aparelho que auxilia na respiração), foco ginecológico, cilindro de oxigênio, detector fecal de mesa, maca e carros auxiliares de medicação. Um investimento de R$ 20 mil a mais na saúde do município.

Em maio último, a atual direção do HMG também implantou o serviço de atendimento 24 horas com enfermeiro, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, “oferecendo dessa forma, mais qualidade e humanização no atendimento aos usuários. Antes, caso o atendimento precisasse do enfermeiro, teria que ir à casa dele chamá-lo, sendo necessário mais tempo para realizar o atendimento”, explica Djalma Mendes, diretor do HMG.

Pacientes que necessitam de intervenções mais complexas são transferidos, por via fluvial e aérea, para unidades mais próximas do município, por possuírem maiores estruturas como os dois hospitais de Breves (municipal e regional) e hospitais de Belém, situações comuns de pequenas cidades do interior.

Embora a população de Gurupá disponha desse atendimento no HMG, construído há quarenta anos, ainda há muito que fazer pela saúde no município e, apesar das limitações, muita coisa melhorou na saúde, segundo o secretário municipal, Bira Pantoja. “Quando assumimos a saúde, em 2013, fizemos um levantamento dos equipamentos do Hospital, e verificamos que poucos ali podiam ser aproveitados. Mas conseguimos comprar equipamentos novos como a mesa cirúrgica, autoclave (aparelho utilizado em esterilizações), contador hematológico, e outros”.

Como em todo o Brasil, o sistema de saúde pública precisa avançar para oferecer serviço de mais qualidade aos usuários, como reconhece o secretário. “Ainda falta muita coisa para melhorar a saúde em Gurupá e estamos trabalhando para isso. As dificuldades são muitas, mas nos propomos a enfrentar os desafios com coragem e determinação, buscando parcerias com os governos estadual e federal”.

ATENDIMENTOS REALIZADOS NO HMG

MARÇO A AGOSTO 2015:

PARTO NORMAL(153)

PARTO CASARIANA (59)

CIRURGIAS (77)

ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL (822)

INTERNAÇÕES (586)

EXAMES POR RAIOS-X (1.627)

CONSULTAS DE ENFERMAGEM (11.015)

CONSULTAS MÉDICAS (5.303)

ATENDIMENTOS DA FARMÁCIA BÁSICA 4(.302)

EXAMES POR ULTRASSONOGRAFIA (312)

EXAMES LABORATORIAIS (38.772)

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA (11.632)

RESGATES NO INTERIOR DO MUNICÍPIO (247)

TRANSFERÊNCIA VIA AÉREA (28)

TRANSFERÊNCIA VIA FLUVIAL (1.065)

PASSAGEM PARA ACOMPANHANTES (483)

NASCIDOS VIVOS (211)

ÓBITOS (10)

ELETROCARDIOGRAMA (193)

ENDOSCOPIA (90)

Além do Hospital Municipal, a Secretaria de Saúde de Gurupá disponibiliza atendimento em duas unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESF) na cidade e duas na rural (Carrazedo e Moju), onde são realizados acompanhamentos de pré-natal, hanseníase, tuberculose e visitas domiciliares, por quatro médicos cubanos, assistidos por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também há dois odontólogos que prestam serviços à população, no HMG e em atendimento móvel.

Texto/Fotos: Rui Pena

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000