NOTÍCIAS DE GURUPÁ
19/10/2015
Gurupá
ESCAVAÇÃO DE TANQUES PARA PISCICULTURA É UMA DAS PRIORIDADES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA.
 
A produção de peixes em cativeiro é uma das prioridades nas ações que o governo de Gurupá desenvolve junto a produtores do município. Um anseio antigo que vem tomando forma nos tanques de piscicultura escavados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa). Na sexta-feira (9), o secretário Hélio Kleber foi à Casa Familiar Rural, no rio Uruaí, encontrar com piscicultores para mais uma reunião que tratou dessa atividade que aumenta a cada ano, gerando emprego e renda à população.

As reuniões eventuais são para tratar basicamente de planejamento, discutir questões burocráticas referentes a elaboração de projetos e financiamentos, e outras demandas dos produtores, que precisam de apoio técnico e financeiro, o que a Semapa vem fazendo com a intermediação junto a instituições, facilitando, dessa forma, a realização dos empreendimentos.

O objetivo com as instituições é auxiliar na disponibilização de recursos necessários ao trabalhador. “Ao obter financiamentos bancários, o produtor adquire condições para executar as etapas da piscicultura, recente em nosso município. O custo é alto, mas é uma atividade que está se consolidando”, afirma o secretário Hélio Kleber.

Além do financiamento bancário, saber elaborar um projeto é fundamental, o que requer orientações técnicas para que o empreendimento tenha sucesso, além de aumentar e qualificar a produção. As parcerias com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Gurupá e empresas que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural garantem essas condições. Atualmente duas empresas prestam esse apoio aos produtores: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), administrada pelo governo do Estado, e a empresa privada Agra Agropecuária e Meio Ambiente Ltda.


Há vários anos que a Prefeitura apoia os produtores de peixes em cativeiro com transporte de máquinas para escavar os tanques. A partir de 2013 a Semapa passou a intensificar esse apoio aos produtores das regiões da Ilha Grande de Gurupá, Ilhas do Gurupaí e Santa Bárbara e nos rios Marajoí e Tauarí, escavando os tanques e auxiliando em outras demandas.

A Semapa contabiliza hoje 41 tanques escavados com apoio da Prefeitura. As espécies de peixes mais cultivadas são tambaqui, tambacu, tambatinga e pirapitinga.  Segundo o secretário de Agricultura, a meta é escavar mais 30 tanques até janeiro do próximo ano. A Semapa já possui demandas de escavação de tanques para o atual período deste ano, e para os verões de 2016 e 2017. Com esse ritmo de crescimento observado nos últimos anos, os tanques de Gurupá estão pra peixe, sim!

Fonte: Ascom/Gurupá.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000