NOTÍCIAS DE GURUPÁ
21/10/2015
Gurupá
COMUNIDADES VISITADAS: PREFEITURA INICIA TERCEIRA ETAPA COM EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
 
O prefeito Raimundo Nogueira e equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão na terceira etapa das reuniões itinerantes que promovem nas comunidades rurais de Gurupá. As visitas iniciaram há três meses com o objetivo de prestar contas dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), aplicados na educação do município, além de ouvir as comunidades. Ao final de cada visita, a equipe do governo traça um diagnóstico das reais necessidades da população para encaminhar soluções, inclusive em outras áreas como saúde, agricultura e infraestrutura.

Das reuniões participam diretores de pólos escolares, professores, alunos, a comunidade em geral e secretários municipais. Vereadores também acompanham as visitas realizadas, conforme o cronograma da SEMED.


As visitas itinerantes da Prefeitura a comunidades acontecem há vários anos, mas para prestar contas detalhadas dos recursos é a primeira vez, segundo afirma a secretária de educação do município, Betiza Ferreira. “Sempre ouvimos as comunidades, mas agora queremos que elas saibam detalhadamente como estão sendo aplicados os recursos em cada escola”.

A equipe da Semed fez um levantamento dos investimentos feitos por cada unidade de ensino em merenda escolar, pagamento de pessoal, aluguel de barcos e imóveis, combustível e prestação de serviços, para apresentar às comunidades. Nas reuniões, a equipe também ouve demandas para traçar um diagnóstico e fazer os encaminhamentos necessários, como explica a secretária Betiza.

A equipe da Prefeitura iniciou essa terceira etapa na segunda-feira (12/10), pelas comunidades do rio Pucuruí, visitando as escolas São Francisco e São José. No dia 13 foi a vez das escolas Bom Jesus, ainda no Pucuruí, e Bom Jardim, no igarapé Santa Cruz, receberem os visitantes. De 14 a 16, a equipe da Prefeitura visitou as escolas João Rosa, Santo Antonio, N. S. da Conceição, Evangelho Quadrangular, Osvaldo Cruz e Ivoneide, todas no Alto Pucuruí.

Na escola N. S. da Conceição, o prefeito Nogueira aproveitou para constatar o andamento da construção em concreto do trapiche de 41 metros, que custou quase R$ 17 mil, para facilitar o acesso de alunos, professores e demais servidores. Estiveram com o prefeito o representante da executora da obra, Osélio Serrão, e o secretário de Infraestrutura de Gurupá, Zeca Ferreira.


Durante a visita, Nogueira frisou aos participantes as melhorias implantadas nas escolas, apesar de os recursos não corresponderem com as demandas, que cresceram nos últimos anos. O prefeito reconheceu que ainda há muita coisa para se fazer, mas também convidou a comunidade a avaliar como estava antes e como está agora o sistema da educação em Gurupá, considerando a qualificação dos professores e os investimentos feitos em reformas de escolas da cidade e do interior do município.

“O fato de o prefeito vir às comunidades prestar contas é muito bom porque é assim que ficamos sabendo de como estão sendo aplicados esses recursos, apesar de que a educação em Gurupá precisa melhorar”, avalia o líder da comunidade Conceição, Rony Pureza.


“É uma oportunidade que temos de conversar pessoalmente com as comunidades, que fazem suas reivindicações e expõem seus problemas, e nós sabemos que eles existem, e é por isto que vamos até eles”, reconhece a secretária, que menciona algumas providências. “Embora as comunidades reconheçam os avanços na área da educação, ainda temos muito trabalho a fazer. Já estamos agendando reuniões com os conselhos das escolas e técnicos pedagógicos para traçarmos estratégias adequadas”.

Esta semana serão visitadas as escolas dos rios Mararu, Murupucu, Aracuteua, Mambuaçu, Jenipau, Bacá, Ramal do Saúva e Ilha do Gurupaí. A equipe da Prefeitura pretende visitar todas as 96 escolas do município até o próximo mês de novembro, quando serão encerradas as visitas desse ano.

Texto/Fotos: Rui Pena.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000