NOTÍCIAS DE GURUPÁ
30/11/2015
Gurupá
EMATER FAZ ENTREGA DE CADASTROS AMBIENTAIS RURAIS EM GURUPÁ.
 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), através do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (Labgeo), e do escritório regional de Altamira, desenvolveu uma ação que resultou em emissões de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) em pontos de abrangências do convênio do Ministério do Meio Ambiente na região do Xingu, que foi estendida até o município de Gurupá, no nordeste paraense. Dessa ação resultará a entrega de 100 CAR’s, 60 mapeamentos de coletas de pontos de GPS, e 57 tramitações em processos de finalização de CAR, para as famílias dos pequenos produtores familiares moradores das quatro ilhas do município (Oricuricaia, Cojuba, Oriboca e Dos Macacos). A entrega será realizada na quarta-feira, 2 de dezembro.

A entrega será na ilha Oricuricaia, em Gurupá, mas os moradores de outras ilhas que estão sendo contemplados participarão do evento na sede da comunidade da ilha de Oricuricaia. Eles desenvolvem a pesca e a criação de búfalos como atividades predominantes nas ilhas de Orucuricaia e na ilha Dos Macacos. Nas ilhas de Cojuba e Oriboca a atividade predominante é a pesca do camarão.

Segundo o técnico em agropecuária, Wanderley Ribas Pereira, lotado no Labgeo, esse é um momento importante para todos na região. "O acesso à documentação obrigatória às famílias permitirá o acesso aos créditos para suas produções. Eles também terão mais tranquilidade, pelo conhecimento de uso de suas áreas de terras, através de definições dos limites de respeito, considerando que o local é de intensa ocupação por grandes propriedades”, informou Ribas.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000