NOTÍCIAS DE MELGAÇO
29/09/2014
Melgaço
MONTE ALEGRE, PRAINHA E MELGAÇO INSTALAM COMITÊS DO PACTO PELA EDUCAÇÃO.
 

O Pacto pela Educação do Pará amplia a participação de municípios no sistema de governança que acompanha o desenvolvimento de ações do programa. A região do Baixo Amazonas instala mais dois comitês do Pacto pela Educação do Pará na próxima semana. Os municípios de Monte Alegre e Prainha ganham nos dias 30 de setembro e no dia 1º de outubro, respectivamente, os seus comitês locais. No Marajó, o município de Melgaço também já conta com um comitê, instalado no último sábado 27. O Pacto trabalha pela melhoria da qualidade da educação no Estado, com o objetivo de aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador do desempenho do sistema de ensino no Brasil.

Baixo Amazonas - Em Monte Alegre, o prefeito José da Costa Alves vai presidir a cerimônia de instalação do comitê, que contará com representantes de vários segmentos. A programação de instalação de comitês nos municípios inclui oficinas e palestras sobre o programa Mais Educação, que terá a participação da coordenadora do programa no município de Santarém, professora Conceição Vieira.

O planejamento das ações dos comitês municipais é outra instância de fundamental importância na composição do sistema de governança do Pacto. A professora Glória Maria dos Santos Costa, presidente do Comitê Regional no Baixo Amazonas, vai ministrar uma oficina sobre o Plano de Trabalho que norteia as ações em cada unidade. Dirceu Amoedo, gestor da 5ª Unidade Regional de Educação, apresentará a experiência do Comitê Municipal de Santarém.

O professor Aldo Gomes Queiroz, do Grupo de Gestão Estratégica do Pacto pela Educação do Pará, apresentará o Sispae - Sistema Paraense de Avaliação de Educação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para medir o desempenho da rede de ensino abrangendo as redes estadual e municipal. Também da 5ª URE de Santarém, a professora Rita de Cássia de Sousa Lopes, do setor de Estatística e Censo Escolar, vai destacar a taxa de rendimento de aprendizagem dos alunos das escolas da rede estadual e municipal de Monte Alegre nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.

A iniciativa privada é um dos segmentos com atuação colaborativa no Pacto pela Educação do Pará e dentre os parceiros no Baixo Amazonas está a Alcoa, que atua na vice-presidência do Comitê Regional. A consultora dos programas de Educação da empresa, Célia Oliveira, vai destacar a importância da parceria com a iniciativa privada nos Comitês e as experiências bem sucedidas já registradas nesse âmbito. A cerimônia de instalação do Comitê em Monte Alegre contará, ainda, com uma programação cultural, que inclui apresentações de grupos locais.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000