NOTÍCIAS DE MELGAÇO
05/08/2011
Muaná
MUANÁ, UMA PEQUENA JÓIA DO MARAJÓ.
 
 
 




Cultura e Turismo

O nome é uma homenagem aos índios Muaná, os “parecidos com cobras”, referência a sua valentia e camuflagem para a guerra. Moradores e grupos locais reclamam da falta de apoio à produção artística.

Entre os grupos artísticos destacam-se Os Muanãs, que realiza oficinas de confecção de instrumentos de percussão para jovens. Há quadras juninas, o Caranamuaná, mas o destaque fica para o festival do Camarão, maior evento cultural de Muaná, realizado no Camaródromo. Entre os eventos religiosos está o dedicado a São Miguel, padroeiro da cidade. Aguarda-se a inauguração de uma sala de cinema.

Economia

O açaí ocupa lugar crescente, diante de uma economia informal em função da exploração da madeira e da argila, utilizada por centenas de pequenas olarias. A área de campos é dominada pela pecuária extensiva. Na economia formal a prefeitura é o principal empregador.

O artesanato de tururi, uma fibra extraída da palha de uma palmeira amazônica, apresenta potencial, e já ganhou o Brasil pelas mãos das mulheres da COPERAFLORMAR, que comercializa assessórios de moda e bijuterias. O projeto integrou o “Talentos do Brasil” do SEBRAE.

Boa atitude
É o projeto ZICO 10, parceria da escola de futebol do Zico com escolas municipais. Além de ensinar futebol, o projeto faz uma avaliação do rendimento escolar, buscando incentivar tanto o esporte quanto a educação.
 
Comunicação - AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000