NOTÍCIAS DE AFUÁ
29/11/2013
Afuá
GRUPAMENTO FLUVIAL E SEMA LEVAM A OPERAÇÃO CHARAPUCU AO MARAJÓ
 

Equipes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) participam de uma operação no Parque Estadual do Charapucu, localizado no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, em apoio à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que coordena as ações de fiscalização. A operação, que teve início no último dia 18, conta ainda com a participação da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, e do Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Militar. O objetivo é intensificar as ações de vistoria e fiscalização na área.

Equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), ambas da Polícia Civil, e do Programa Pro Paz também participam da operação, a fim de reforçar o enfrentamento a crimes sexuais contra crianças e adolescentes na região marajoara.

Na primeira semana de trabalho, as equipes fizeram ações preventivas e de investigação, abordando embarcações e comunidades ribeirinhas, com a finalidade de identificar áreas de extração de madeira e atividades de serrarias ilegais nas regiões próximas. Outros crimes também foram investigados no local, como roubos de cargas, pirataria, trabalho infantil, prostituição infanto-juvenil e tráfico de animais silvestres, nos rios localizados às margens dos municípios de Afuá, Breves e Anajás.

Já foram fiscalizadas dez serrarias, e todas foram autuadas e interditadas pela polícia. Nove termos circunstanciados de ocorrência foram lavrados, além de um flagrante de posse de arma de fogo e um inquérito de crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo. Durante a ação de fiscalização, as equipes resgataram dois filhotes de onça, uma pintada e uma preta, ambas com cerca de 2 meses de idade. Os animais foram encontrados em casas de moradores ribeirinhos e, em seguida, receberam tratamento médico veterinário, foram amamentados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Macapá.

Em Anajás, as equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, Data e Pro Paz fizeram dois termos circunstanciados de ocorrência e um inquérito, com pedido de prisão preventiva, que foi cumprida na zona rural do município, com o apoio de policiais do Grupamento Fluvial. Segundo o gerente do Parque Estadual Charapucu, Júlio César Meyer Júnior, “a operação está sendo um sucesso. Uma ação interinstitucional é interessante porque possibilita a intervenção do Estado em diversas frentes, tanto na área ambiental quanto na segurança pública”, enfatizou.

O delegado Dilermando Dantas Júnior, diretor do Gflu, disse que as equipes operacionais do grupamento estão fazendo várias operações no Arquipélago do Marajó, em conjunto com órgãos parceiros como a Sema, Pro Paz e outras delegacias especializadas. “Operações como esta são importantes para o reforço da segurança nas comunidades ribeirinhas do Marajó”, ressaltou, informando que, na última segunda-feira (25), foi feita uma audiência pública na Câmara Municipal de Afuá, com a presença dos vereadores, de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeitura, Dema, Sema e de moradores da região do Parque Charapucu.

Durante a reunião, foram esclarecidos os procedimentos que estão sendo adotados ao longo da operação, garantindo a transparência das ações no parque. “Há três anos, a Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo um trabalho técnico, educativo e de conscientização naquela unidade de conservação, em conjunto com as famílias que moram dentro dos limites do parque e as que moram no entorno”, informou o delegado.

O Parque Estadual do Charapucu é uma unidade de conservação com uma área de 65.181,84 hectares. Na vegetação da área, predominam a floresta de várzea e o igapó. O parque foi criado em dezembro de 2010, pelo Decreto Estadual nº 2.592. A categoria de unidade de conservação/ parque é uma das doze previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, por meio da Lei nº 9.985/ 2000. O parque visa à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de recreação, em contato com a natureza, turismo ecológico e, principalmente, a proteção ambiental de fauna e flora nativas, algumas em fase de extinção.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000