NOTÍCIAS DE AFUÁ
03/07/2014
Afuá
XXXII FESTIVAL DO CAMARÃO DA VENEZA MARAJOARA, AFUÁ-PÁ.
 

O Festival do Camarão é a maior festa cultural do Município de Afuá, recebendo nos dias do evento mais de 40 mil visitantes de variados lugares, como outros municípios do Marajó entre estes Breves, Anajás, Chaves, Portel, dentre outros e de Estados circunvizinhos como Amapá e também visitantes dos mais diversos lugares, sejam ele de nosso Estado, de nosso país e turistas de outras nacionalidades, como americanos, italianos, franceses e outros.

A ideia da criação do Festival do Camarão, surgiu do bate-papo entre pessoas ligadas a administração do Sr. Roldão de Almeida Lobato (Srª Belkiss Saraiva dos Santos, Srª Dalva Seixas, Prof. Natalino, coordenador do amigo Mobral) que se ressentiam da ausência de eventos culturais, isso no inicio das férias de julho de 1983.                               Como pode ser observado o Festival do Camarão já representa uma festa de tradição, em sua 32ª edição e fazendo parte do calendário turístico do Estado do Pará. Durante o Festival do Camarão a cidade de Afuá recebe em média 40.000 visitantes, contando com a participação da população da zona urbana, rural e visitantes de Macapá e outros estados.

Devido à organização e parcerias das secretarias municipais e patrocinadores a festa difundiu-se alem de seus limites em que pessoas de outras regiões a conhecem pessoalmente, ou por ouvir falar, ou por alguém que já foi ou que anseio em participar e pretendem um dia a prestigiar devidos sua grandiosidade e incentivo a valoração do local e suas raízes culturais.

O nome Festival do Camarão é devido a grande fartura desta espécie em dadas épocas do ano e sua variedade e singularidade. Aqui podemos encontrar e saborear camarões diversos e em tamanho maior que os encontrados e comercializados em outros municípios de nosso Estado e á preço acessível em sua época. Também encontramos em escala menor, camarões enormes, que muitos confundem com lagostas, conhecido como pitú.

A cidade de Afuá em si é bastante interessante; diferenciada das demais do pólo Marajó. Foi construída dentro d’água, suas características de cidade, sobre palafitas, seu meio de transporte individual é a bicicleta e o coletivo é um tipo de charrete denominada de “Bicitáxi”.

OBJETIVOS

Geral

Promoção da cultura municipal e do povo, dando-lhe e conservando sua identidade cultural de forma sustentável, pois, além de mostrar e difundir nossas raízes, também somos beneficiados com recursos e melhorias fruto da organização e realização do evento.

Específicos

Difusão da cultura local;

Incentivo ao turismo;

Promoção do Município e suas potencialidades;

Geração de trabalho e renda;

Divulgação do Estado como incentivador da atividade turística e cultural;

Divulgação de parceiros do desenvolvimento local;

Valoração e incentivo a pesca de crustáceos de forma sustentável.

JUSTIFICATIVA

Muitos municípios do Marajó e também o Estado do Pará devido ao processo de globalização e miscigenação culturas de visitantes ou moradores de outros lugares que passam a viver nestes locais, perderam ou estão perdendo sua identidade cultural. O Festival do Camarão é um evento que resgata a identidade cultural do Município de Afuá e também da Ilha do Marajó e do Estado do Pará, pois, nos dias do evento danças, musicas e praticas tradicionais de artesanato e modo de vida do caboclo, são incentivadas, relembradas e difundidas, dando-lhe seu devido valor. Além de incentivo a sustentabilidade ambiental devido no município é incentivado o uso de transporte que não polui o meio ambiente e ainda proporcionam o bem estar físico e financeiro dos proprietários desses veículos de 2, 3 e 4 rodas, devido não ser preciso o uso de nenhum tipo de combustível.

Fonte: ASCOM/Afuá.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000